top of page
  • Foto do escritorDaluco

Austin A 90

Atualizado: 23 de out. de 2023

Austin A 90 Atlantic Sports Saloon 1950



O Austin A90 Atlantic é um carro britânico que foi produzido pela Austin Motor Company de 1949 a 1952. Foi lançado inicialmente como um conversível de quatro lugares, fazendo sua estréia no Earls Court Motor Show em Londres, em 1948, com modelos de produção construídos entre primavera de 1949 e final de 1950. Um coupé de duas portas, comercializado como o A90 Atlantic Sports Saloon, seguiu um ano depois. Ele havia sido previsto no Salão de 1949 e estava em produção em Longbridge entre 1950 e 1952.





O Atlântico era impulsionado por um motor baseado no comprovado projeto do motor Austin A70 OHV, mas aumentado para 2.660 cc. O grande motor de quatro cilindros produzia 88 cv a 4000 rpm e, mais tarde, foi utilizado no Austin Healey 100.





O manejo era médio, mas adequado para a época, com suspensão independente na frente e molas de lâmina na parte traseira, empregando amortecedores de braço de alavanca que, quando usados, resultavam em um 'movimento de onda' característico sobre superfícies onduladas. O chassi era baseado no Austin A70 Hampshire de 1949 (não deve ser confundido com o A40 Devon). Freios eram inicialmente uma mistura de hidráulica (dianteira) e mecânica (traseira) com tambores de 279 mm, substituída por uma configuração de freio totalmente hidráulica de 1951 em diante no cupê capota rígida (saloon) que com grandes tambores com aletas e rodas ventiladas. Isso melhorou bastante a eficiência da frenagem.





A falta de resistência à ferrugem levou à rápida corrosão comum entre muitos projetos britânicos apressados do pós-guerra. Como consequência disso muitos Atlantics foram canibalizados para fornecer peças de reposição para o Austin Healey 100, pouquíssimos exemplares sobreviveram até a década de 1970. No Reino Unido hoje, estima-se que menos de 60 sobrevivem, metade deles em condições de rodar.


A MINIATURA





Com seu indefectível terceiro farol centralizado esse é mais um belíssimo produto da linha Premium X da IXO, bem detalhada, limpadores de parabrisa em metal assim como o estranho logotipo sobre o paralamas direito. Peca pelo assoalho de plástico. Interior em vermelho e branco combinando com o creme da pintura, a capota com vinil trás até o detalhe das costuras. Pode ser encontrada pelo preço original de U$ 35,00 + frete ou em promoções com desconto de até U$ 10,00 na web.


Até mais.


p.s. O leitor mais atendo já deve ter notado que eu quebrei o pequeno enfeite que vinha sobre o paralamas esquerdo e só agora me toquei disso. Não foi falha no envio, foi mancada minha mesmo, tirei fotos com os 2 enfeites antes de tirar da base e acho que foi nesse processo que o acidente aconteceu....m... acontecem.




82 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page