top of page
  • Foto do escritorDaluco

Cadillac Fleetwood 1939

Atualizado: 7 de abr.




Símbolo de prosperidade e elegância, os automóveis LaSalle e Cadillac da General Motors eram bem constantes na cena automobilista brasileira nos anos 1930 e 40. O principal importador e distribuidor destes produtos era a Mestre e Blatgé, que posteriormente se tornaria a famosa e conhecida Mesbla, loja de saudosa memória.





Matéria e anúncios dos anos 1930 e 40 LaSalle e Cadillac.


A MINIATURA


A Whitebox lançou o modelo 1939 do Cadillac luxo feito pela IXO, um reaproveitamento do mesmo modelo lançado pela coleção francesa de Veículos da Segunda Guerra Mundial. A maior diferença deste para o modelo que aparece nas propagandas do Brasil é que por aqui circulou o modelo menos luxuoso, sem os pneus sobressalentes laterais e com acabamento interno mais modesto.




Consegui comprar o modelo "de guerra" de Portugal através de um amigo que me enviou. Eliminei os estepes laterais e tapei alguns buracos a mais que o modelo bélico tinha, pesquisei cores em anúncios e catálogos da época e optei por não colocar espelho retrovisor externo porque na época realmente não eram utilizados, além de me facilitar muito a customização.





Escolhi o modelo da segunda guerra porque apesar da miniatura ser militar, conserva todos os cromados e isso é fundamental. O que mais dificultou meu trabalho foram os faróis e as rodas, mas com um pouco de criatividade e esforço consegui alcançar um resultado que me agradou. Descobri que as minis da IXO trazem erradamente um anel cromado nos faróis, no carro original esses anéis eram da cor do carro, tive que fazer uma máscara com uma gota de cola escolar sobre os "vidros" para pintar já que desmanchá-los seria praticamente impossível. Os pneus banda branca eu tinha sobrando e foi fácil trocar.







AS PLACAS





O primeiro sistema de placas brasileiras foi usado por 40 anos, entre 1901 e 1941. As placas eram originalmente eram emitidas pelas prefeituras, ou seja: poderia haver placas iguais em cada um dos municípios brasileiros. E isso não era difícil de acontecer, afinal elas usavam uma sequencia básica de números de 1 a 99999 precedidas pela letra P. para veículos particulares na cor preta, ou A. para veículos de aluguel na cor vermelha.







Até mais!


64 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page