top of page

Caminhão Chevrolet Brasil C6403

Caminhão Chevrolet Brasil C6403 1963




O Chevrolet 6500, foi o primeiro caminhão GM fabricado no Brasil. Seu lançamento ocorreu em junho de 1957, sendo produzido na fábrica de São Caetano do Sul (SP) com índice de nacionalização de 40%.

A versão brasileira possui estilo único, pois sua cabine só foi produzida no Brasil. Trata-se de uma mistura do modelo "Advanced Design" (cabine da pick-up 1954 e 1955 1ª série) com a frente americana da série "Task Force" (pick-up 1955 2ª série até 1959).

O nome Chevrolet Brasil se deve ao fato de ser o 1º modelo produzido no mercado brasileiro. Os logotipos do modelo traziam um mapa do Brasil em seu interior.

Em julho de 1958 entrou em produção a pick-up Chevrolet Brasil 3100.










O caminhão estava disponível em 3 modelos: 6403 chassis curto, 6502 chassis longo sem cabine para ônibus e lotações, 6503 chassis longo.

Em fins de 1962 foi introduzida uma reestilização na dianteira, com nova grade e 4 faróis inspirados na frente da linha americana de 1958.

Em 1964 o modelo foi substituído pela linha C-10.




A miniatura


Na coleção de Caminhões Brasileiros 1:43, da Editora Planeta DeAgostini tivemos o modelo C6500 1958/62 em três versões de miniaturas: furgão das Balas Kids, com carroceria carga seca e um tanque do “Vinagre Saboroso”.

A mesma versão com carroceria carga seca foi também utilizada como edição especial na Chevrolet Collection, da editora Salvat, apenas com outro padrão de cores e com a adição de uma cobertura imitando lona na carroceria.


A versão reestilizada desse caminhão, ou seja, a de 1962/1963, com 4 faróis e grade remodelada, não foi reproduzida em nenhuma coleção, porém as pick-ups (3100, Amazona e Alvorada) com essa frente saíram tanto na coleção Carros Inesquecíveis do Brasil quanto na Chevrolet Collection. E foi por isso que me surgiu a ideia de juntar dois modelos e fazer uma miniatura do modelo 1963 desse caminhão.

Eu tinha adquirido alguns desses caminhões Chevrolet C6500 da Chevrolet Collection numa excelente promoção da Editora Salvat, os quais me serviram para vários projetos de caminhões antigos já mostrados nesse blog, de forma que eu tinha algumas dessas cabines sobrando.



Então arranjei uma pick-up Chevrolet Alvorada 1962 para usar a grade e os faróis.

O trabalho na cabine do caminhão foi bem fácil, só precisei remover a grade e faróis e substituir pelas peças da pick-up. Para colocar os novos faróis precisei aumentar os furos originais na cabine, o que fiz com cuidado para não precisar repintar.



Nesse ponto do projeto eu já tinha a cabine, mas faltava o restante do caminhão, visto que já tinha usado as peças nos outros projetos. Como pensei em fazer algo que ficasse bem diferente dos modelos já lançados e citados anteriormente, apareceu uma boa oportunidade com um modelo do International KB7 da coleção de caminhões brasileiros, na versão basculante.



A troca das cabines entre os dois caminhões exigiu algum trabalho, já que os paralamas do International são moldados no chassi. Então tive que serrá-los, o que foi uma pena, pois com isso foram danificados e perdi uma cabine que poderia ser usada em algum outro projeto. O restante do trabalho foi de fazer ajustes até conseguir encaixar tudo.

Pra finalizar a miniatura pintei a caçamba de branco e o chassis e rodas de preto.












149 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Ford F-4000

1 Comment


Olá!!

Alguém poderia informar se há este caminhão em azul e branco (cor da pick-up 1962 acima) com carroceria aberta?

Se tiver contate no email: romeu.trevizan@gmail.com

Já sao alguns anos de procura...abraço....Romeu!!

Like
bottom of page