top of page

CHEVROLET 2tn 1946

Atualizado: 26 de nov. de 2021




Os caminhões Chevrolet produzidos de 1941 a 1946, também conhecidos como “Chevrolet Gigante”, foram bastante populares no Brasil, o que é facilmente percebido através de fotos antigas, onde os mesmos aparecem com bastante frequência e executando os serviços mais variados, como o transporte de café para os portos, de madeira no Sul do Brasil ou mesmo transformados em jardineiras para transporte de passageiros. Esses caminhões chegaram a ser montados pela GM por aqui.

Por esse motivo foi uma grata surpresa quando vi o anúncio de que esse modelo seria lançado na coleção de Reparto y Servicio da Argentina, fiquei aguardando ansiosamente para conseguir um. Logo que consegui tratei de “abrasileirar” o modelo, deixando-o do jeito que foi mais comum em nosso país. Meses mais tarde consegui um segundo exemplar com o qual fiz um outro projeto.


Vamos a eles, mas antes vale comentar que esse foi outro dos tantos casos em que a coleção Caminhões Brasileiros de Outros Tempos deixou a desejar, pois ela ainda estava em andamento quando esse modelo saiu na Argentina. Poderiam tranquilamente tê-lo incluído na nossa coleção, inclusive com a mesma configuração que saiu na Argentina, apenas com uma pintura diferente, já que por lá ele saiu com a pintura de um fabricante de bebidas local. Mas preferiram incluir modelos repetidos ou de caminhões que mal foram vistos pelo Brasil...



Bom, o primeiro modelo que executei foi pintado de verde com os paralamas pretos, pois essa era a combinação de cores mais comum nesse modelo. A carroceria utilizada foi a do Chevrolet 6500, edição especial da Chevrolet Collection.



Foi uma transformação extremamente simples, visto que tanto o tamanho quanto as furações para os parafusos de ambas as carrocerias são exatamente iguais, bastando trocá-las. Então o trabalho foi basicamente de pintura. E isso me fez pensar mais uma vez na falta de visão ao não terem lançado essa versão na coleção brasileira, visto que ambos os caminhões são fabricados pela IXO e todas as peças já estavam prontas... Poderia ter saído também na Chevrolet Collection.



O segundo modelo deu bem mais trabalho e é um caminhão de transporte de bebidas da Pepsi. Esse eu resolvi fazer após ter conseguido de forma inesperada um segundo modelo do Chevrolet 1946 “argentino”. Ia vende-lo, mas a miniatura é tão interessante que não tive coragem e guardei até decidir o que fazer.



A ideia veio quando vi um caminhão Ford Thames da Pepsi em 1:43 lançado em uma coleção espanhola. Assim como no caso de um Ford F5 da Coca-Cola que fiz mais tarde, achei que essa carroceria ficaria perfeita no Chevrolet 1946 e tratei de adquirir uma miniatura.

O Ford Thames até chegou a rodar pelo Brasil, tanto que existe uma miniatura dele na coleção dos caminhões brasileiros, mas nem de longe me atrai por ser algo muito mais raro que os Chevrolet em nosso país.

Nessa miniatura o trabalho mais difícil foi a pintura da cabine em 3 cores, ainda mais que precisei arranjar decalques com o logo antigo da Pepsi para colocar nas portas. Outra coisa a ser feita foi alongar o chassi em quase 2cm, já que a cabine do Ebro era bem mais curta. Nessa miniatura, porém, o chassi é de plástico e isso facilitou muito o trabalho. Nenhuma alteração foi necessária na carroceria.



Ao contrário do exemplar verde não foi uma miniatura baseada em algum registro de caminhão real que rodou pelo Brasil, embora não seja impossível que tenha havido algum muito parecido. Fiz porque realmente achei que ficaria muito interessante uma miniatura dessas e realmente acabei gostando muito do resultado.



Mão na massa


Luciano J. Pavloski

155 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Ford F-4000

Comments


bottom of page