top of page

Chevrolet 3100 furgão

Chevrolet 3100 furgão 1950


Detalhando um furgão Chevrolet 1:43 da ERTL




Propaganda do furgão Chevrolet 1950.


Algumas miniaturas na escala 1:43 da ERTL sempre me pareceram mais brinquedos do que miniaturas. Por essa razão eu nem pensava em tê-las na minha coleção.

Porém, até pouco tempo o furgão Chevrolet 1950 da ERTL era um daqueles modelos que não se conseguia encontrar de outro fabricante. Como é uma miniatura muito barata resolvi comprar um e ver o que poderia fazer pra melhorá-lo. Algum tempo depois que fiz esse modelo a ESVAL lançou sua versão em 1:43, de forma que agora é possível ter uma reprodução perfeita, embora bem cara e de produção limitada.

Na época adquiri o furgão azul das fotos. O modelo era como o esperado: extremamente simples.





O primeiro passo foi remover as inscrições, que não me interessavam. Isso foi feito com acetona.

Depois fui para o que mais me incomodava na miniatura: os vidros traseiros apenas representados em relevo no metal. Tudo bem que é um modelo econômico, mas nem sequer janelas na traseira? O jeito foi abrir as janelas fazendo vários furos com broca até o metal ceder e depois fazer o acabamento com pequenas limas. Após isso fiz os “vidros” com plástico transparente de tampa de caixa de CD.




Ainda na traseira coloquei a lanterna (sim, só havia uma nesses furgões) feita com um pedaço de plástico, a placa e um cano de escapamento. Também não havia a representação das dobradiças das portas traseiras no modelo e elas são bem destacadas no veículo real. Fiz isso com 4 pequenos pedaços de plástico e colei nas posições corretas.

Outra coisa que incomodava eram os faróis, que são apenas peças cromadas. Substituí por outros de mesmo diâmetro e lentes transparentes da minha caixa de sobras. Ainda na frente, a pintura dos vãos da grade com tinta preta melhorou bastante o visual. O espaço entre a grade e o para-choques foi pintado de azul, conforme o furgão real.



Os aros das rodas pintei de azul claro. Adicionei limpadores nos para-brisas e um retrovisor feito com sobras que eu tinha.

Na lateral direita fiz um furo e coloquei o bocal do tanque de combustível, proveniente também das minhas sobras de outros modelos.



Nem os trincos das portas são representados nesse humilde furgão da ERTL. Então fiz eles com pedaços de fio rígido usado em telefonia e amassados com alicate.

Pra finalizar a parte externa fiz o contorno dos vidros em prata e colei tirinhas de fita cromada sobre as linhas pintadas do modelo a fim de que os cromados ficassem mais realistas.



O interior segue o padrão do modelo: tudo bem simples e o painel não reproduz fielmente o painel do furgão verdadeiro. Era tudo azul, então pintei o banco de marrom, o assoalho de preto e uns detalhes do painel em prata. O volante era terrível, como uma coluna de direção monstruosa... o jeito foi trocar por um melhor.


O volante original ao lado


Um problema, porém, não tem solução nessa miniatura: o comprimento está correto, mas a cabine é mais estreita do que deveria ser. Isso fica evidente ao colocá-la lado a lado com as pick-ups 1:43 da mesma família. Veja nas fotos o furgão entre uma pick-up Chevrolet 3100 1950 da IXO (Chevrolet Collection brasileira) e uma da Cararama (verde).

Mas foi o que deu pra conseguir, até o aparecimento do modelo da ESVAL...


Da esquerda para a direita: modelos IXO, ERTL e Cararama.




Antes e depois.








56 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Ford F-4000

bottom of page