top of page
  • Foto do escritorDaluco

Chevrolet 6400 1950

Atualizado: 12 de nov. de 2021


Consegui recentemente um caminhão que desejava faz tempo, um Chevrolet 6400 1950 da CIB, mas tive que dar um toque pessoal nele por discordar de algumas coisas que a IXO coloca nesses modelos.

O caminhão 6400 ao lado de sua irmã menor, a camionete 3100.

Nas fotos abaixo vemos o modelo da coleção Caminhões Brasileiros de Outros Tempos - CBOT com aquelas horríveis rodas verdes e as duas versões feitas pela IXO para a White Box, em verde com carroceria amarela, rodas prateadas e interior com banco bege e a versão vermelha com a mesma carroceria amarela mas com rodas pretas, confesso não saber a cor do banco, em ambas a parte de baixo da carroceria é preta. Acabei fazendo uma mistura dessas ideias.


Propagandas de 1947 a 1953.


Mas se eu não gosto da cor das rodas desse modelo da CBOT, porque não comprei um da White Box, vão se perguntar alguns. Bem, um dos motivos está no interior do caminhão da CBOT, pra mim o melhor, com bancos em vermelho, lembro vagamente que essa combinação de verde escuro com bancos em curvin vermelho era comum nesses veículos. Outro motivo é a boa qualidade de acabamento do modelo CBOT, praticamente igual aos da WB, então para que pagar mais caro?

Basicamente pintei a base da carroceria e as rodas de preto fosco, tirei o parachoque traseiro com reflexivos (uma exigência surgida só nos anos 90) que ficava tapando a placa do veículo, na realidade esses caminhões não tinham parachoque traseiro, o modelo extra do 6500 na Chevrolet Collection (aquele branco com paralamas cinza) nos mostra acertadamente isso.


Outra modificação foi a retirada do espelho direito, isso definitivamente não existia na época, além deles serem enormes para o tamanho do caminhão. Tentei minimizar isso pintando o esquerdo de preto só para não ter que fazer um menor redondinho como seria o correto.

Quase eliminei as balizas do parachoque, uma moda surgida no final dos anos 60 mas deixei por serem bem feitos e dar um "toque" na frente do caminhão. Pensei também em colocar uns filetes pintados na carroceria mas sobre esse verde só funcionaria em preto e na maioria das vezes eles eram mais coloridos. Um dia desses quando eu estiver munido de muita paciência, posso mudar a cor da tábua e colocar uns filetes coloridos e também aproveito para colocar uma verdadeira frase de caminhão atrás com letras manuscritas e não aquele impresso em arial bold que a IXO colocou.

Mas no geral ele ficou do meu agrado assim, mais raiz, mais "chuteira preta", por enquanto vai ficar assim mesmo.



Até mais

100 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page