top of page
Foto do escritorLuciano J. Pavloski

CHEVROLET 6500 “MARTA ROCHA” 1956



Em 1955 a Chevrolet lançou nos EUA uma nova linha de cabines de pick-ups e caminhões para substituir a série 3100 “Advance Design”.

A Ford vinha dominando o mercado com a F-100, que trazia visual e dinâmica mais similares aos de um automóvel que de um caminhão e com isso a Chevrolet atualizou seus modelos com um desenho que está entre os mais belos já criados para um utilitário.

No Brasil pick-ups e caminhões dessa série foram montados na fábrica da Chevrolet em São Caetano do Sul-SP, em regime CKD.


O apelido Marta Rocha se deveu ao fato da candidata brasileira a Miss Universo Martha Rocha ter perdido o concurso de 1954 por ter apenas 2 polegadas a mais do que o padrão requerido pelo regulamento do concurso. Os concursos de miss Universo eram muito populares nessa época e como a pick-up da Chevrolet tinha linhas arredondadas e volumosas logo ganhou esse apelido no Brasil. O H do Martha desapareceu por mera simplificação.

Sobre a miniatura: mais uma vez considero um vacilo não ter saído essa miniatura na coleção Caminhões Brasileiros de Outros Tempos, na qual tivemos muitas miniaturas completamente dispensáveis. E ainda mais que a IXO já tinha a miniatura da pick-up para servir de base para fazer a cabine do caminhão.


Mas, enfim, outra vez o jeito foi fazer em casa para poder ter esse caminhão em miniatura.

A receita aqui foi utilizar a cabine da pick-up 3100 1956, a Marta Rocha da Chevrolet Collection, o chassis veio de um Chevrolet C6500 da mesma coleção e a carroceria do caminhão Chevrolet 1946 da coleção de veículos de serviço da Argentina.



O trabalho na cabine consistiu em alargar a abertura das rodas nos paralamas da pick-up e fazer um novo acabamento em relevo nas bordas dos mesmos e fazer uma nova grade, a qual era completamente diferente no caminhão.



O maior trabalho nessa miniatura foi justamente fazer a grade. Tive que modelar com massa epóxi e, embora pareça simples, foram alguns dias moldando e lixando até ficar aceitável. Também foi preciso cortar o metal da miniatura onde estava a grade original e fazer alguns acabamentos até ficar como era no caminhão.



Feita essa parte mais complicada, o restante do trabalho foi pintar e encaixar tudo. Optei por remover o para sol presente na pick-up apenas para diferenciar mais o caminhão.

O trator Massey Ferguson a princípio era uma peça da minha coleção e eu não tinha pensado em adicioná-lo como carga do caminhão, mas achei que a combinação ficou tão simpática que acrescentei ele alguns dias depois.



Mão na massa


Luciano J. Pavloski


272 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Ford F-4000

1 Comment


Olá, Luciano!

Meu tio tinha este caminhão Chevrolet Marta Rocha. O modelo está tão parecido que eu gostaria de tê-lo. Você produz por encomenda?

Com a exceção da cor que era azul na parte inferior, talvez a maior diferença seja o para-choque junto com a peça com a inscrição Chevrolet, pois o dele era tudo cromado.

Like
bottom of page