top of page
  • Foto do escritorDaluco

Corisco e a Ambulância





Recentemente chegaram as bancas dois modelos da linha de caminhonetes clássicas da Chevrolet dos anos 60. A Primeira uma 3100 Corisco 1962 da Chevrolet Collection com farol único e grade do modelo 59/62. Até aí aceitável pois a mudança na grade e faróis de toda a linha 3100 se deu do meio para o fim do ano de 1962, mas aquela faixa pintada na cor dos paralamas não é aceitável. Essa faixa pintada só seria adotada no modelo seguinte 62/63, com nova grade e faróis duplos como podemos ver nas propagandas da época. Claro que existem carros "restaurados" com aquela faixa nesse modelo, a falta de pesquisa faz isso acontecer e o erro se propaga.


O segundo modelo com sérios problemas de credibilidade foi a ambulância da coleção Veículos de Serviço do Brasil, apresentada como uma Amazona... recorrendo novamente as inestimáveis propagandas antigas nos deparamos com o fato de que a Chevrolet tinha um modelo próprio para ser adaptado como ambulância, o furgão Corisco. O furgão era utilizado para fazer essa transformação por um simples detalhe, sua principal diferença com a Amazona era possuir as portas traseiras que abriam para os lados e não de cima para baixo como sua irmã quase gêmea. Na Amazona a parte com o vidro traseiro era fixo, não levantava. Além disso saia de fábrica com ao menos uma janela traseira com vidros pintados de branco por dentro mas funcional.




Podem ter havido Chevrolet Amazona transformadas em ambulância? Sim pode, não duvido de nada nessa vida, mas duvido que isso tenha saído de fábrica assim e principalmente com os bancos traseiros ainda instalado como na miniatura. Essa seria uma ambulância inútil por não ter espaço para a maca e, mesmo que se retirassem os bancos a porta traseira única e abrindo para baixo dificultaria a entrada e retirada do dito equipamento.



Mais uma vez a vontade de ganhar dinheiro se sobrepõe a uma simples e rápida pesquisa que poderia evitar a perpetuação de erros quase infantis.


Até mais!

102 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page