top of page
  • Foto do escritorDaluco

DKW Fissore Argentino





Todos conhecem o DKW Fissore brasileiro, apresentado no Salão do Automóvel de 1962 e produsido de 1964 até 67. Era o mesmo velho DKW com uma roupagem nova desenhada pela Carrozzeria Fissore da Italia, demoraram 2 anos para adaptar a produção e na tentativa de diminuir o peso final já que com a nova carroceria o velho motorzinho da DKW tinha que suportar quase 100 Kg a mais. O desenho do carro representava bem a "tosquice" da época com sua economia de linhas e formas quadradas com cantos arredondados, um desenho parecido seria utilizado mais tarde no VW "Zé do Caixão", ambos esteticamente sofríveis.


Fissore Brasileiro


O que alguns não devem saber é que a mesma Fissore andou passeando também pela Argentina naquela época e o resultado por lá foi pelo menos visualmente muito mais agradável. O esquema era basicamente o mesmo, pegar chassis e motor do sedan e colocar uma roupagem melhor por cima. Os Italianos fizeram uma releitura do modelo alemão de 1958 Auto union DKW 1000 SP que por sua vez era calcado nos Thunderbirds americanos, só que menores e com motor de 3 cilindros no lugar do V8.


Miniatura Auto Union DKW 1000 SP


O "Thunderbird bebe" como era conhecido na europa e agora repaginado na Argentina teve produção curta, de 1963 até 65 e pouco mais de 700 unidades saíram da fábrica. O modelo chegou a ganhar uma versão Spyder que não sei se chegou a ser produzida na Argentina mas com certeza o foi na Espanha.




O desenho era agradável, clássico mas sem os exageros americanos, pecava no motor de concepção ultrapassada que não combinavam com o ar esportivo que o modelo aparentava. A verdade é que na época os motores produzidos na América Latina eram os que já haviam sido abandonados na europa, verdadeiras sucatas. Mais tarde nessa mesma década de 60 a VW comprou a Auto Union/DKW e o resto da história todos conhecem.




Restou a lembrança de um belo modelo de carro esportivo com um motor envelhecido, bem mais agradável aos olhos do que o modelo tupiniquin mas com os mesmos defeitos do nosso.



Até mais!

188 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page