top of page
  • Foto do escritorDaluco

Dodge 1800 Camioneta

Dodge 1800 Camioneta 1975



Uma das novidades apresentadas no Salão do Automóvel de SP no final de 1974 foi a Dodge 1800 camioneta, como dizia a reportagem da revista na época. Teria sido nossa primeira Station Wagon com quatro portas e deveria entrar em produção antes de julho de 1975. Infelizmente o baixo interesse em carros de quatro portas da época fez a Chrysler adiar seus planos, que infelizmente foram totalmente abortados alguns anos mais tarde com a venda da subsidiaria brasileira para a Volkswagen.

O modelo inglês Avenger Hillman Estate que pode ter servido de base para o projeto, já contava com dois faróis retangulares desde seu lançamento em 1972, portanto creio que ao menos a frente com quatro faróis redondos tenha sido baseada no Colt americano.



Mesmo não tendo passado de alguns protótipos no Brasil, ela chegou a ser lançada na Argentina em 1978 como Dodge 1500 Rural, com motor 1800 apesar do nome(!?) e já com a nova frente com faróis retangulares.


Pouco tempo depois a Chrysler argentina teria o mesmo destino da nossa, a venda para a Volkswagem alemã, com isso esse modelo receberia um novo emblema e se tornaria o Volkswagem 1500 Rural. Apesar de ficar estranho ver um modelo tipicamente Dodge com o logo da Volks, esse foi um destino melhor que os nossos modelos tiveram, todos descontinuados.




A MINIATURA


Utilizei como base a Rural argentina que saiu na coleção de carros de serviços deles, poderia ter optado pelo mesmo modelo normal, sem os acessórios no teto e evitado o trabalho de fechar os furos, mas achei esse bem baratinho no Ebay e não me importo com o trabalho extra.


Tive que reformar a frente para a grade antiga dos quatro faróis redondos, sobra da customização que fiz do Dodginho GLS 1981 que pode ser visto aqui. O espelho também teve que ser trocado assim como os parachoques que foram replicados em resina do modelo SE da nossa coleção de Inesquecíveis.


Para evitar a simples pintura prateada para fazer o friso que envolve a grade frontal, moldei em arame fino para dar mais credibilidade. Errei nas sinaleiras traseiras ao fazer o contorno preto que vi nas fotos e deixei toda a base em preto, esqueci da transparência das ditas sinaleiras, assim elas ficaram mais escuras do que deveriam. Não quis refazer o trabalho com medo de estragar a pintura ao descolar as pequenas peças de plástico. Outra coisa que confesso não ter conseguido foi identificar os emblemas laterais do carro, optei por colocar um "Polara 1800" ao estilo dos modelos 1976. Também foi necessário acrescentar dois piscas abaixo do parachoque dianteiro. Espero que gostem.


Até Mais!


p.s. Acabei esquecendo de dois pontos importantes, primeiro das fotos em diversos estágios da customização e do interior.



Por último devo ressaltar um terrível erro no projeto dessa mini, colocaram uma base para o segundo parafuso que prende o "chassis" ao corpo numa posição e de uma forma que fica totalmente visível pelo vidro traseiro. Poderiam ter adotado a solução que encontro em outros modelos, uma tranca-gaveta feita a partir da placa e manter só o parafuso dianteiro cuja base sempre fica escondida no cofre do motor.


Tive que limar em ângulo para minimizar o estrago visual causado por esse erro grotesco da IXO.



173 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Personalização impressionante! O friso da grade frontal feito com arame ficou bem realista! Parabéns!

Like
Daluco
Daluco
May 18, 2022
Replying to

Obrigado Raphael. Adoro preservar a história de carros do Brasil pouco conhecidos.

Like
bottom of page