top of page
  • Foto do escritorDaluco

Dodge Polara GLS

Dodge Polara GLS 1981




Desde o lançamento da miniatura do VW 1500 na coleção argentina, tinha a intenção de fazer uma adaptação para o último modelo do nosso Dodge Polara, pois a frente era igual, tirando o logo da VW, e de resto o carro também me parecia igual, seria fácil suprimir a porta traseira, trocar os vidros, parachoques e repintá-lo. Quanta inocência a minha, quando peguei o modelo na mão e comparando com o nosso 1800 SE da CIB, encontrei tantas diferenças que achei mais fácil adaptar o 1800 para a nova frente do que refazer o modelo argentino.


A miniatura argentina é um pouco maior que a nossa, o teto um pouco mais estreito. os vidros laterais são mais altos e o VW tem um detalhe na lateral sobre as rodas traseiras que não existe no nosso Dodge. Além disso notei que a coluna C da argentina é afunilada e a nossa permanece paralela como no modelo anterior.


Comecei pelo que achava ser o mais problemático, adaptar a grade frontal, no fim essa se revelou a parte mais fácil de todo processo, bastou limar um pouco a parte de cima pois a grade nova é mais alta e abrir nas laterais. Muita lima, micro retífica e até brocas para abrir os espaços necessários, sempre dando uma folguinha para que depois de pintado coubesse perfeitamente.



Como tinha visto pelas fotos do modelo que as rodas eram estranhas aos modelos brasileiros, comprei também um outro 1800 SE para aproveitar rodas e vidros laterais. Quando recebi a mini e olhando mais atentamente, percebi que ela trazia as rodas do modelo Polara GTS de 1981, só faltando aplicar um preto no meio dela. Mudança de planos, no lugar de um Polara 1978 comum resolvi aproveitar para fazer um lindo GTS vermelho.



A mini customização andou bem até entrar nos detalhes, ai a coisa complicou, as sinaleiras traseiras tive que fazer do zero com acetato e moldando com água quente para chegar ao formato ideal, o espelho retrovisor externo já havia decidido colocá-lo numa posição mais realista e fechei a cratera na porta antes de pintar, aproveitei o espelho da mini argentina mas lixei para diminuir um pouco sua espessura, também coloquei uma haste mais fina, feita com micro clips, para deixar mais realista, os parachoques fiz uma adaptação dos argentinos. Tudo isso demandou muito tempo e diversas tentativas erradas. A grade frontal recebeu um novo ornamento no lugar da marca VW, tive que cortar com gilete o logo antigo para o novo não ficar muito alto da grade, trabalhando com lupa e todo carinho para não danificar a grade que é insubstituível.



Parti então para o interior aproveitando a frente do painel dos hermanos com o console pois eram iguais aos do GTS, mas não pude aproveitar os bancos, tendo que esculpir em massa plástica o encosto alto em cada banco. A direção foi outro problema pois nenhuma das duas miniaturas tinham a direção certa, resultado, acabei fazendo uma. Num dos últimos estágios da remontagem, ao recolocar os bancos no interior, acabei perdendo a nova direção, descolou da base e simplesmente sumiu dentro da minha oficina. Um dia sei que vou reencontrá-la mas até lá tive que fazer outra...



Ah! Quase me esqueci, não fiz o espelho retrovisor para o lado direito do carro por pura preguiça mesmo, chegou aquele momento em que tudo que tento arrumar fica pior ou estraga outra coisa, então é melhor saber a hora de parar.





214 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page