top of page
  • Foto do escritorDaluco

Fiat 508 Balilla 1932

Atualizado: 15 de dez. de 2023



O popular automóvel pequeno Fiat 508 bebê, um dos primeiros carros projetados por Dante Giacosa e lançado no Salão do Automóvel de Milão em 1932 foi batizado de Fiat Balilla.


Muitos acreditam que o nome "Balilla" estava ligado ao fascismo italiano, mas a Fiat mais tarde insistiu que o nome do carro era uma homenagem ao menino-herói de Gênova de 1746, e não à organização juvenil fascista Opera Nazionale Balilla.


A proveniência do nome era, na verdade, muito mais antiga do que o movimento fascista italiano. "Balilla" era o apelido de um menino genovês chamado Giovanni Battista Perasso, que em 1746 atirou uma pedra contra um oficial austríaco em protesto contra a ocupação militar austríaca. A ação desencadeou uma revolta genovesa contra os austríacos e, por isso, Balilla foi celebrada como um herói local no norte da Itália durante os dois séculos seguintes. A história de "Balilla" é, no entanto, um dos muitos contos heróicos populares da história que ganharam destaque nas primeiras décadas do século XX, devido ao nacionalismo acentuado característico do período.


O fato é que tanto a Fiat quanto o Fascismo italiano buscaram inspiração na mesma fonte e como o movimento fascista já o utilizava desde 1926, a Fiat claramente mostrou sua tendência prestando uma homenagem e apoio ao fascismo, visto que o carro só foi lançado em 1932. Poderia ter escolhido outro período de tempo para utilizar o nome Balilla, não justamente no auge do Fascismo.


A MINIATURA





Esse modelo faz parte de uma coleção de autos da Fiat da editora italiana Centauria, foi produzido na China por Grani & Partners, confesso que não conhecia essa produtora de miniaturas. Tem um razoável acabamento, condizente com as coleções de bancas atuais, peca nos vidros, limpador de parabrisa e no suporte dos faróis que poderiam ser mais finos e proporcionais. A mini fica um pouco abaixo dos padrões PCT/IXO mas parece acertar no detalhamento do radiador e nas proporções da escala 1:43, pois se tratava de um carrinho minúsculo para só 4 pessoas, um 147 da época.


Até mais!


Mais carros da minha coleção AQUI

124 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page