top of page
  • Foto do escritorDaluco

Ford Business Coupe 1949

Atualizado: 16 de dez. de 2023




O Ford 1949 foi o primeiro projeto de automóvel totalmente novo introduzido pelas Três Grandes, após a Segunda Guerra Mundial, tendo a produção civil sido suspensa durante a guerra, e os modelos de 1946-1948 da Ford, GM e Chrysler sendo atualizações de seus modelos anteriores à guerra. Popularmente chamado de "Shoebox" (Caixa de Sapatos) por seu design de "pontão", o Ford de 1949 vinha com um design moderno e simplificado. Este projeto continuaria até o ano modelo de 1951, quando seu design foi atualizado para 1952.


A Ford redesenhou completamente seu carro para o ano de 1949. Com exceção de seu trem de força, era um carro totalmente novo em todos os sentidos, com uma moderna estrutura de escada agora apoiando uma suspensão independente da mola helicoidal na frente e molas semi-elípticas longitudinais na parte traseira. O motor foi movido para a frente para criar mais espaço no compartimento de passageiros e o "tubo de torque" antiquado foi substituído por um moderno eixo de acionamento. O popular Flathead V8 de 226 CID (3,7 L) L-head straight-6 e 239 CID (3,9 L) da Ford permaneceu, agora avaliado em 90 cv (67 kW) e 100 cv (75 kW), respectivamente.



Os modelos de 1949 debutaram em uma festa de gala no Waldorf-Astoria Hotel em Nova York em junho de 1948, com um carrossel dos novos Ford complementado por uma demonstração do novo chassi. A nova estrutura de aço integrada foi anunciada como um "corpo salva-vidas". O chassis conversível tinha um desenho em X para rigidez estrutural.


Oficialmente foi batizado de Ford Custom Club Coupe.

Do ponto de vista do cliente, as antigas linhas Custom, De Luxe e Super De Luxe foram substituídas por novos acabamentos Standard e Custom e os carros ganharam um visual moderno com paralamas traseiros completamente integrados e apenas um pouco pronunciados na frente. A nova abordagem de estilo também ficou evidente no Mercury Eight 1949 e no novíssimo Lincoln Cosmopolitan. O estilo foi influente em muitos fabricantes europeus, como Mercedes Benz, Borgward, Austin, Volvo e muitos outros.


Existia também o Ford Sedan 2 doors com uma ventarola no vidro traseiro e o espaço para os passageiros de trás era um pouco maior diminuindo o portamalas. Justamente por seu portamalas avantajado é que o Club Coupe era conhecido como "Business Coupe" pois era possível colocar muito material de venda nele, algo apreciado pelos vendedores viajantes num país continental.


A réplica miniaturizada foi feita pela chinesa First Response Replicas em 2012 para a American Heritage Models dos EUA. Como podem ver nas 3 primeiras fotos o carro vem com uma antena ridícula, desproporcional e totalmente dispensável. Fui obrigado a tirar aquela "vara de pesca" mal feita. Os detalhes de acabamento são bons no geral, espelho, faróis, para choques e enfeite do capô são peças cromadas separadas. o Resto vem pintado em prata de fábrica, até mesmo as lanternas traseiras são feitas com verniz de vitral vermelho.


A American Heritage oferece alguns modelos antigos interessantes ao custo de U$ 30,00 em média além de caminhões, ônibus, veículos de entrega, acessórios para dioramas e pneus banda branca avulsos, confira AQUI.



Até mais!

121 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page