top of page
  • Foto do escritorDaluco

Ford F-1 1950

Atualizado: 16 de dez. de 2023





A série F foi a primeira linha nova de caminhonetes e caminhões lançada pela ford no pós guerra. A produção dessa primeira geração foi colocada a venda em 1948 e teve sua primeira atualização estética em 1951, quando trocou a grade dianteira. Em 1953 veio a segunda geração da série F quando ela passa a se chamar F-100. Haviam as linhas F-1, F-2, F-3, F-4, F-5, F-6, F7 e F-8, cada uma com diferentes motores, suspensão com dimensionamento e reforço do chassi para suportar uma carga maior que a linha anterior. Dentro das linhas F-1, F-2 e F-3 haviam Pick-ups, furgões, plataformas de cabine sem caçamba para encarroçamento e até chassi com motor e câmbio para ônibus escolares, com motores que variavam de seis cilindros até os V8, portanto existem pick-ups F-1, F-2, F-3 e Furgões F-1, F-2, F-3 etc, etc... dependendo de sua configuração.



A miniatura que agora faz parte do nosso museu é produzida pela Yat Ming dentro de sua linha Signature Series. Barata e de qualidade aceitável, é tipo: poderia ser melhor, poderia, já vi coisa pior, já vi sim. Um dos principais pecados da Yat Ming é a ausência de limpadores de parabrisa, tem só um relevo no vidro que nem ao menos é pintado. Sei que é para baratear mas poderiam dar uma caprichadinha. Quanto as falhas nesse modelo específico notei a falta de pintura nas rodas que em 48 eram pretas e depois foi ganhando a cor da carroceria e a banda branca dos pneus que aqui faz parte da roda e não do pneu. Aliás nunca achei uma propaganda de época mostrando que ela vinha com esses pneus banda branca, só os encontro em exemplares restaurados o que faz sentido pois elas sempre foram veículos de trabalho, não creio que os fazendeiros daqueles tempos pós guerra dessem muita importância para esse detalhe estético.


A mini traz o assoalho da caçamba imitando madeira, detalhe bonito e bem vindo. Comparada com sua irmã de 1951 feita pela IXO me parece mais proporcional em suas medidas e menos um caminhão em miniatura como a da CIB.


Para os padrões atuais é uma miniatura barata, pode ser encontrada por menos de R$ 40,00, faltam detalhes mas cumpre bem seu papel de preservar a imagem de um modelo icônico não só para os EUA mas também aqui no Brasil onde ajudou a desbravar nosso imenso interior.


Até mais!

161 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page