top of page
  • Foto do escritorDaluco

Ford F100 1958

Atualizado: 17 de dez. de 2023



A ford F-100 lançada em 1957 no Brasil tinha o corpo do modelo 1953 americano com a adoção da grade frontal do modelo de 1956 (vide Propagandas abaixo). Esse modelo já estava dentro das novas normas de gradativa nacionalização dos automóveis e chegava a ter cerca de 405 de produção nacional nesses primeiros anos.













Ao lado propaganda da F-100 de 1953 nos Estados Unidos, parecida com a brasileira mas a grade frontal contava com "dentes" que não apareceram na 1957 nacional.















Ao lado propaganda da F-100 1956 nos Estados Unidos cuja grade frontal foi utilizada no nosso modelo de 1957/58 e 59. Notem que apesar de bem parecidos os modelos de 1953 e 1956, o vidro dianteiro da 1956 é mais envolvente e o traseiro maior, de resto parecem idênticas.






São poucas as referencias fotográficas reais da época mas nesse encarte abaixo, publicada em janeiro de 1959, portanto uma garantia de que o modelo foi construído em 1958, nos mostra o esquema de cores utilizado, branco no teto e o resto de outra cor contrastante. Outro detalhe curioso é a adoção de um enorme suporte para o espelho retrovisor externo que me parece um braço telescópico regulável. No capô já ostentava orgulhosamente o brasão da Ford brasileira em azul e amarelo.




Na foto acima tirada em 1958 em Mina Gerais me comprovou algo que havia visto nas ilustrações da primeira propaganda que aparece nessa matéria, as f-100 da época não tinham parachoque traseiro. Não sei se esse item era um acessório ou se a legislação simplesmente não exigia o uso deles nesta data. A princípio achei que pudesse ter sido um equivoco dos ilustradores mas o fato é que não tinha mesmo.




Outra propaganda do início de 1958, provavelmente mostrando os modelos de 1957 (as coisas não eram tão rápidas e ágeis nos tempos pré digital), me parece mostrar uma F-100 com uma única cor, sem detalhe branco no teto.


A MINI






Utilizei como base essa miniatura da Yat Ming. Sempre achei a grade frontal desse modelo muito pequena, desproporcional então foi ótimo colocar uma grade nova.



Além da pintura eliminei o espelho retrovisor do lado direito e refiz o do lado esquerdo para ficar mais próximo do original 1:1. O parachoque traseiro que vem nessa mini também foi eliminado. No mais só a lamentar os limpadores de parabrisa esculpidos no vidro... até pensei em fazer novos mas concluí que nem isso salvaria essa mini.


Notem que consegui aplicar um decalque caseiro com o brasão da Ford nacional, estamos evoluindo... Na traseira sem parachoque o logo é só ressaltado e sem pintura pois isso me parece mais correto para a época. Outro detalhe que tive que fazer foram os piscas sobre os paralamas.


Até mais!

172 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page