Finalmente encontrei para vender no Ebay uma F100 1956 usada por um preço razoável, era o que eu precisava para fazer a nossa F100 1960. A principal diferença do modelo 1960 era a adoção de uma caçamba maior ao estilo do que seria adotado em 1964 com a C14 da Chevrolet. O Corpo da cabine utilizado no Brasil era o do modelo de 1956 nos EUA já desde 1959, a maior diferença com o modelo de 1953 utilizado até então era o parabrisa envolvente. Mas nossa F100 tinha uma diferença da sua irmã de 1956, a janela traseira se mantinha menor como a de 1953. Uma verdadeira jabuticaba.
Como tinha sobrando o toldo do caminhão Chevrolet 6500 resolvi fazer um toldo para a caçamba da F100, deixei ela solta para ver como ficava nas duas opções. A caçamba também aproveitei de uma Chevrolet C14 que estava sobrando.
Para resolver o problema da tampa da caçamba tive que fazer uma cópia em resina do modelo argentino que seria a nossa 1962. Como se pode ver nas propagandas de época ela não tinha parachoque traseiro.
Como podemos ver as propagandas apresentam dois esquemas de cores diferentes e um terceiro nas fotos de época. Optei pelo esquema que encontrei nas fotos mas como não encontrei fotos da parte traseira fui pela referencia da propaganda em preto e branco acima, porque a pintura da caçamba me parece ser igual nos três esquemas encontrados. A cor escolhida foi esse lindo tom de verde chamado Caribbean Turquoise, também escolhido por referencias fotográficas e tabelas de cores da época.
A MINIATURA
A Road Champs bem ao gosto americano parece mais um brinquedo bem detalhado que uma mini de coleção. Ela vem com portas laterais e da caçamba que abrem (ARGHH!), tudo foi devidamente soldado para melhorar a aparência. Tive que incluir um pequeno vidro nas portas, ausente no original.
Continuo a minha "saga" para fazer alguns modelos da nossa história e que foram esquecidos pelas coleções. Ainda tenho uns 15 projetos na fila.
Até mais.
Comments