top of page

FORD F5 1951



A linha F de pick-ups e caminhões da Ford foi lançada em 1948 e compreendia os modelos F1, F2, F3, F4, F5, F7 e F8, sendo que F1 era a pick-up de ½ tonelada e o tamanho e potência iam aumentando até os caminhões pesados F8, também chamados de “Big Job”, ou “trabalho pesado” em português.



Em 1951 foi feita uma reestilização na grade e alguns detalhes, que seguiu com mínimas mudanças até o ano seguinte.

Eu já havia feito há alguns anos uma miniatura do caminhão F8 1951 (link), mas olhando algumas sobras que tinha na minha caixa de sucatas ocorreu a ideia de reproduzir também um modelo menor, que poderia ser o F4 ou F6.



Eu tinha um chassi do Ford Thames 1955 e uma carroceria do Chevrolet 2tn 1946 que saiu na coleção de Veículos de Serviço argentina, ambos da IXO. Então resolvi aproveitar essas peças e fazer mais um caminhão.



A cabine é da Ford F1 1951 da coleção Carros Inesquecíveis do Brasil (CIB), onde a maior mudança foi o alargamento das aberturas para as rodas nos paralamas. Fora isso o trabalho foi a repintura. Poderia ter mantido vermelha como na miniatura original e teria muito pouco trabalho, mas o caminhão ficaria parecido demais com a pick-up, então optei por um azul claro de acordo com o utilizado pela Ford na época.



E o restante do trabalho foi juntar tudo isso. Não foi muito fácil, visto que o chassi do Ford Thames foi de difícil adaptação, exigindo muitos cortes e muito uso de lima, mas no final aí está mais um Ford antigo para a coleção. Poderia ser tanto um F4 quanto um F5, visto que ambos os modelos eram visualmente idênticos, mas considero ele um F5 por ser ligeiramente maior do que o usual para os F4.

104 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Ford F-4000

bottom of page