top of page

FORD F600 1959/61


FORD F600 1959/61 (azul e guincho)


Os caminhões F600 foram os primeiros veículos Ford produzidos pelo fabricante no Brasil. O primeiro saiu da linha de montagem da fábrica do Ipiranga, em São Paulo, em 26 de agosto de 1957. Com capacidade de 6 toneladas, motor V8 e índice de nacionalização de 40% foi um grande marco da indústria.

Em 1958 a Ford ampliou sua linha nacional com os modelos F100, F350 e F600 a diesel.

Essa linha de pick-ups e caminhões veio a substituir nos EUA os modelos F1 a F8, com cabines bem mais modernas. Nos EUA foram produzidos de 1953 a 1956, com algumas mudanças estéticas em cada ano, sobretudo no desenho da grade frontal. Até 1955 o para-brisas era mais reto, sendo substituído por um modelo “panorâmico” a partir de 1956, conforme o estilo em voga nos anos 50.


No Brasil as pick-ups e caminhões dessa séria duraram mais tempo, sendo produzidos até 1962. Também não tivemos tantos desenhos diferentes na grade frontal, sendo a grande maioria dos veículos produzidos aqui equivalentes aos modelos 1956 americanos.



Caminhão muito popular no Brasil, até hoje, transcorridos mais de 60 anos do início de sua produção nacional, ainda existem alguns exemplares remanescentes em uso.

Dito tudo isso, foi grande a minha frustração ao ver a coleção de Caminhões Brasileiros, da Editora Planeta DeAgostini encerrar suas 80 edições sem uma miniatura do Ford F600, tanto nessa versão quanto nas posteriores, dos anos 70 a 90.

Foi mais um dos furos dessas coleções, onde venderam miniaturas de caminhões dos quais vieram poucas unidades para o Brasil e que somente quem viveu os anos 40/50 pode ter alguma recordação, e deixaram de lado exemplares muito mais populares e significativos.

Bom, se a editora mais uma vez desapontou, o jeito foi fazer as minhas próprias miniaturas. Desta vez fiz dois desses caminhões.

O primeiro foi um exemplar azul com carroceria do tipo carga seca e o segundo um guincho vermelho. As cabines vieram da pick-up F100 1956 da Road Champs. Existe também a F100 1953 Yat Ming/Road Signature, mas a da Road Champs é a que melhor representa o F600 nacional, sobretudo pelo para-brisas panorâmico.



O modelo da Road Champs é antigo e, por isso mesmo, quase um brinquedo, mas o importante é que reproduz bem o veículo real. O maior problema são as portas que abrem e abrem “pela metade”, ficando as colunas das janelas separadas do restante da porta.

Então o primeiro procedimento foi remover a pintura e depois colar as portas da pick-up e fechar as emendas com massa epóxi. Depois foi preciso alargar as aberturas das rodas nos paralamas e fazer um acabamento neles em relevo com massa epóxi. Os limpadores de para-brisas, moldados em relevo no próprio vidro, eram péssimos também, então removi com estilete, embora algumas marcas tenham ficado.

No caminhão azul todo o chassi e carroceria vieram do Chevrolet C6500, edição especial da Chevrolet Collection. O Guincho foi feito utilizando chassi, rodas e carroceria de um Ford BB157 1934 da Unique Repliques.



O guincho deu mais trabalho, pois a miniatura da Unique Repliques, apesar de ser muito bem elaborada para uma miniatura barata, era bem antiga e possuía fricção, coisa que o próprio fabricante removeu mais tarde. Então precisei remover todo o mecanismo de fricção e para isso tive que cortar o chassi e fazer algumas emendas, mas por sorte era tudo de plástico, o que facilitou bastante o trabalho.



Mão na massa


Luciano J. Pavloski

142 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Ford F-4000

bottom of page