top of page

FORD F8 BIG JOB 1951



A linha F de pick-ups e caminhões da Ford foi lançada em 1948 e compreendia os modelos F1, F2, F3, F4, F5, F6, F7 e F8, sendo que F1 era a pick-up de ½ tonelada e o tamanho e potência iam aumentando até os caminhões pesados F8, também chamados de “Big Job”, ou “trabalho pesado” em português.



Em 1951 foi feita uma reestilização na grade e alguns detalhes, que seguiu com mínimas mudanças até o ano seguinte.

No Brasil do início do final dos 40 e início da década de 50 os Ford Big Job foram os verdadeiros reis da estrada. Com seus possantes motores V8 eram objeto de desejo dos caminhoneiros e tinham poucos concorrentes à altura. Só perderam seu posto quando começaram a aparecer os FNM, Scania e Mercedes-Benz produzidos no país.

Por isso mesmo e por seu visual imponente sempre desejei ter um Ford “Big Job” na coleção de miniaturas, porém é algo que parece nunca ser lembrado pelos fabricantes, nem mesmo na coleção de caminhões nacionais saiu nada parecido.


Quando eu vi que na coleção dos Carros Inesquecíveis do Brasil havia sido anunciada a pick-up Ford F1 1951 fiquei aguardando ansioso, pois tanto a pick-up me interessava, quanto vi a possibilidade de fazer a miniatura do caminhão F8 a partir dela. Então comprei logo duas pick-ups e parti para o trabalho.



A parte difícil para fazer o caminhão foi alargar os paralamas, visto que eram mais largos a partir do modelo F6 até o F8. Fiz isso com massa epóxi, mas foram precisos alguns dias de trabalho entre a espera da secagem de sucessivas camadas de massa e sua modelagem.



O chassi e carroceria vieram do Volvo L395 Titan da coleção nacional e as rodas raiadas do Fiat 190H da mesma coleção. Não foi muito barato fazer esse caminhão, pois foram 3 miniaturas para se fazer uma, mas não me arrependo, pois até hoje é o que mais gosto de toda minha coleção.



No mais, foi bastante trabalho para adicionar detalhes, encaixar todas as partes e pintar.


181 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Ford F-4000

1 kommentar


Reginaldo Dalfovo
Reginaldo Dalfovo
15 dec. 2022

Muito show. Tbem vou aventurar nestas mudanças. Parabens !

Gilla
bottom of page