top of page
  • Foto do escritorDaluco

Ford Modelo T 1914




Essa é mais uma miniatura que consegui através do meu amigo e colunista do Oficina 143, Luciano Pavloski, ele resolveu se livrar dela por encontrar outra com faróis maiores, mais condizentes com o modelo real. A mini faz parte da Auto Collection da Del Prado, confesso que não a conhecia. Apesar de vir com o ano de 1909 estampado na base, minhas pesquisas indicam claramente que se trata de um modelo posterior a 1912 pois os anteriores, de 1908 a 1911, não tinham portas na frente nesse modelo Touring 4 lugares, além disso vinham com banco dianteiro mais alto e por consequência o volante de direção também era mais alto além de barras de auxílio na fixação do parabrisa.


Propaganda de 1911

Depois dessa pesquisa decidi representar um modelo de 1914, já que a miniatura em si não retrata nenhum ano específico. Para isso tive que fazer pequenas alterações começando com a adoção de pneus brancos, pois na época eram feitos pela vulcanização (adição de calor e enxofre) no látex extraído das nossas seringueiras, portando ficando brancos e ainda não havia uma tecnologia para adição de cores a eles.

Imagens dos catálogos do Ford Model T anos 1912,1913 e 1914


A escolha por 1914 também se deve ao fato de ser o último ano a apresentar essa pequena "lata" sobre o estribo ao lado do motorista. Confesso minha ignorância sobre o que ela faz, mas sua retirada ocorre junto a adoção de faróis elétricos, suponho assim que ela seria relacionada aos faróis anteriores que eram mais próximos a lampiões movidos a querosene. Se alguém souber, por favor me informe.

Propaganda Ford Modelo T 1915

Outras modificações foram levantar um pouco o volante de direção pois estava muito baixo, quase encostando no assento, coloquei os frisos de relevo indicando as portas traseira que não aparecem na mini original, incluí também um pingo de cola sobre os faróis e lanternas para simular o vidro, está praticamente invisível nas fotos mas no real fez diferença e dois suportes laterais a moldura do parabrisa. A única modificação que optei por não fazer, foi colocar a dita "latinha" do estribo na posição correta, pois isso deixaria a mostra o furo de fixação e a falta do relevo do estribo no local. O último detalhe foi colocar uma placa de época P 1.914.





Até mais!

104 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page