top of page
  • Foto do escritorDaluco

FSO Warszawa 201 1958

Atualizado: 17 de dez. de 2023



O FSO Warszawa foi um automóvel fabricado pela FSO, na Polônia, entre 1951 e 1973.

O seu nome teve origem na capital da Polónia, Varsóvia, que em polonês se fala como Warszawa.

A primeira versão, o Warszawa M20, era baseada num modelo do construtor soviético GAZ, o M20 Pobeda. A sua construção teve início em Żerań, nos arredores da capital, um dia antes do aniversário da revolução russa, em 6 de Novembro de 1951. Nesse dia, saíram da linha de produção, 5 unidades resplandecentes, calorosamente recebidas pelo público que assistia. Eram os primeiros automóveis produzidos na Polônia do pós-guerra. Rapidamente se tornaram um símbolo nacional.

A fábrica possuía capacidade para fabricar até 25 000 unidades por ano, mas a produção do M20 nunca atingiu este nível. A explicação reside no fato da sua construção ser bastante ineficiente, exigindo quantidades excessivas de materiais e de mão-de-obra. Foram utilizadas peças soviéticas até 1956, ano em que passaram a ser exclusivamente polacas.









O modelo acima é o segundo modelo, o Warszawa 201, foi fabricado entre 1957 e 1964, altura em que foi substituído pelo Warszawa 223, fabricado até 1973. Destes modelos, existiram versões sob a forma de ambulância, caminhonete de caixa aberta, táxi e, até mesmo, para deslocamento sobre trilhos de trem.

Existiu ainda o Warszawa 210, como protótipo, em 1964. Nunca foi fabricado comercialmente na Polônia, tendo o seu projeto sido passado para a RDA( Republica Democrática da Alemanha), onde deu origem ao Wartburg 353.



Notícias nos jornais da época davam esperanças de que o carro fosse fabricado por aqui, mas apesar de obter uma autorização do GEIA para tanto, isso nunca se concretizou.




Curiosidades

  • O Papa João Paulo II adquiriu um Warszawa, em 1958, quando exercia o cargo de bispo de Cracóvia. O veículo nunca foi conduzido pelo Papa, mas sim pelo seu motorista, que acabaria por comprá-lo em 1977, um ano antes da sua eleição como sumo pontífice. Viria a ser leiloado em 2006.

55 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page