top of page
  • Foto do escritorDaluco

Galaxie 500 1969

Muito se falou sobre os erros na miniatura do Galaxie 500 e depois de ouvir tantas reclamações sobre a grade frontal, as lanternas e enfeites traseiros, pensei que a mini realmente não tinha salvação... Mas como sou um xereta de marca maior, fui pesquisar naquilo que me passa mais confiança, nos anúncios da época e para minha surpresa a única coisa que encontrei realmente de errado foi a data atribuída a tal miniatura.

Detalhe de anuncio Ford Galaxie 1969

Encontrei dois anúncios dos modelos Galaxie 500 e LTD de 1969 que me tiraram todas as dúvidas. Alguns falaram que a mini estava errada porque a decoração do porta-malas era composta por duas faixas com as letras FORD no meio, e o que estava retratado na mini até se parecia com o modelo 1968 mas que também estaria errado porque as letras FORD se espalhavam de um lado ao outro e não eram concentradas na direita do porta-malas, tudo isso está correto só esqueceram de olhar o modelo de 1969 que tinha a exata configuração retratada na miniatura.


O carro verde é o modelo LTD e o amarelo o Galaxie 500, no primeiro anuncio de 1969 aparece de frente e no outro de costas.


O modelo da IXO está corretíssimo para 1969 e não 1967 como está impresso na base, a grade frontal com uma pequena "lavada" de preto fica muito próxima do modelo original.


E o Galaxie 500 1967?


Mas como ficam os idiotas como eu que gostam de miniaturas do ano de lançamento dos modelos? Bem, existe uma solução, a miniatura mais próxima do nosso Galaxie 500 de 1967 saiu na coleção Grandes Autos Memorables do México como podemos ver no anuncio abaixo.



Anuncio de 1967

Mais uma vez a grade necessita de uma pequena ajuda para ficar mais parecida com o carro original, nada que a aplicação de uma pequena faixa de Bare Metal Foil preto no meio dela não resolva. A traseira e até mesmo o enfeite no capô estão certos, o espelho era um acessório não obrigatório em 1967 mas creio que está correto também, o único senão são os medalhões nas colunas traseiras que o original não tinha nesse ano.


Criticar miniaturas de carros antigos tendo como base somente a própria memória ou um carro "restaurado" de um amigo "especialista" pode ser muito perigoso. A memória frequentemente nos trai e os "restauradores" e "especialistas" mais ainda.


Até mais!

86 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page