top of page
  • Foto do escritorDaluco

Kaiser Manhattan 1954

Atualizado: 19 de fev.



Graças ao meu grande amigo argentino Mauro Espinosa, jovem de ótima índole e grande paciência (principalmente comigo), posso agora incluir esse lindo modelo da Kaiser Manhattan de 1954.



Esse grande sedan teve sua frente redesenhada em 54 por Buzz Grisinger e lembrava o carro conceito Buick XP 300, uma grande grade frontal concava ladeada por faróis redondos envoltos por uma moldura ovalada. Contava com motor de 6 cilindros em linha, o mesmo da Rural, porém contava com carburador de corpo duplo da marca Carter e um compressor para melhorar seu folego na árdua tarefa de deslocar sua pesada carroceria de mais de 5 metros.




A Kaiser-Fraser teve a saída da Fraser da sociedade, quase ao mesmo tempo a Kaiser adquiriu boa parte da Willys formando a Kaiser-Willys. Nos EUA a briga com as grandes montadoras não andava muito bem e houve a decisão estratégica de deslocarem todo o maquinário de suas fábricas para a América do Sul, a Willys veio para o Brasil e a Kaiser foi para a Argentina. Nas terras de Peron contava com apoio do governo e do empresariado local lançou o tradicional Jeep e a Estanciera, a versão argentina na nossa Rural lançada aqui pela Willis. Em 1958 resolveu ampliar sua gama de produtos lançando o luxuoso Carabela ressuscitando o modelo Manhattan de 1954 e o mantiveram até 1961, vendendo pouco mais de 8 mil carros. Eram caros e só grandes empresários poderiam comprá-lo, os grandes estancieiros que também poderiam se interessar pelo modelo enfrentavam a falta de mais estradas asfaltas.


Por aqui eles eram importados diretamente da fábrica nos EUA no pós-guerra até 1955 quando vieram aportar na América mais ao sul, alguns chegaram a ser trazidos da Argentina depois de 1958.


O modelo da IXO é bastante fiel aos detalhes do sedan, traz uma linda pintura saia e blusa preto com creme, pneus banda branca e sem espelho retrovisor externo que na época era opcional e não obrigatório.


Até mais!

131 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page