top of page
  • Foto do escritorDaluco

Mercury 49

Atualizado: 16 de dez. de 2023



O correio não para de me surpreender nesta semana, mesmo tendo sido comprado na China chegou em menos de um mês, recorde absoluto em se tratando de Brasil. Desta vez veio uma mini do Mercury 1949 da Universal Hobbies de Hong Kong. Pelo que consegui apurar trata-se de uma grande loja de lá que lança diversos produtos com marca própria, confesso que não sei quem realmente produz a miniatura porque veio sem caixa... esse é o problema de quem não tem muita grana e procura sempre o melhor custo/benefício. O carro em si é bem detalhado e tem o interior em dois tons de cinza, bonito e adequado ao modelo. Os detalhes como o friso lateral, trincos das portas e enfeite no capô são aplicados e não só pintados, peca um pouco na pintura que já apresenta micro bolhas que fatalmente vão descascar, mais cedo ou mais tarde, também poderia ter a proteção sobre as rodas traseiras mas no geral gostei bastante.




Este carro fazia parte da terceira geração do projeto Mercury Eight que durou de 39 até 52. O 49 foi o primeiro Mercury do pós-guerra. O motor era um V8 de cabeça chata (flathead) que produzia um pouco mais de potência do que o então recém-projetado Ford 1949. Um novo sistema de overdrive era opcional, ativado por uma alça sob o painel. O estilo do Mercury Eight, quando foi lançado em 1949, adotou a aparência de "pontão", e foi bem sucedido em acabar com a monotonia do estilo pré-guerra reaquecido e diferenciar o Mercury de seu primo Ford, um truque para aumentar as vendas. Os números de vendas tanto da Ford quanto da Mercury quebraram recordes em 1949. O Mercury Eight tinha instrumentação completa e um rádio AM de 8 válvulas estava disponível como opcional.



Dentro de sua era e além, o Mercury Eight era popular com personalizadores. Sam e George Barris usaram o estilo de corpo do 1949 para construir "o carro personalizado mais famoso de todos os tempos", o Hirohata Merc, para o cliente Bob Hirohata em 1953. Estabelecendo um estilo e uma atitude, ele teve grande influência nos construtores de carros personalizados, apareceram em várias revistas na época e reapareceram inúmeras vezes desde então.

Em 1952 a linha Eight deu lugar ao Monterey.

Até mais.



97 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page