top of page
  • Foto do escritorDaluco

Miniatura curiosa

Atualizado: 16 de fev. de 2019

Interessante conceito de um chassi e duas carrocerias diferentes lançado pela AutoCult. Não sei se o carro original vinha com uma carroceria extra ou se isso é só uma inovação da mini.


ADLER 18/35 PRÄSIDENTENWAGEN (GERMANY, 1906)


A empresa Adler-Fahrradwerke, localizada na Gutleutstraße 9, teve um extraordinário crescimento desde sua fundação em 1880. Além da produção de bicicletas e da fabricação de máquinas de escrever desde 1898, a empresa também começou com a montagem de automóveis elegantes.



A carroçaria dos automóveis desta classe de veículos foi orientada pela concepção de carruagens puxadas por cavalos, principalmente da França. Não demorou muito para que a Adler começasse com o desenvolvimento e produção de seus próprios motores para seus carros, com base em seu conhecimento adquirido na fabricação automobilistica.

Os cilindros refrigerados a água foram fundidos em ferro cinza em um único molde como um bloco de dois cilindros. Assim, foi possível combinar dois bancos de cilindros em um motor de quatro cilindros em linha com um deslocamento do motor de mais de 4 litros. Tais motores, a critério do cliente, até 50 cv, eram reservados apenas para automóveis selecionados e elitistas, o que muitas vezes custava uma fortuna considerável naqueles dias. Os clientes desses veículos pertenciam exclusivamente à "classe alta" e à nobreza, até a corte imperial.



Com seu Tipo 18/35, Adler ofereceu a essa classe de clientes um carro nobre por volta dos anos de 1906 a 1908, dos quais apenas poucas informações sobreviveram até os dias de hoje.

Acredita-se que o original deste modelo em escala seja o único carro sobrevivente e conhecido deste tipo. Durante décadas pertence ao Allgemeiner Schnauferl-Club e.V., uma organização alemã que está muito empenhada na preservação de carros clássicos e na sua tradição.

O carro original e totalmente restaurado está em exposição no museu Central Garage em Bad Homburg.


Até mais!


p.s.: Curiosamente esse carro pode ter circulado pelo Brasil a julgar por essa propaganda de 1903.



92 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


bottom of page