top of page

Modelando um Ford Del Rio Ranch Wagon 1957 em 1:43

Atualizado: 18 de fev. de 2022

Outro dia eu estava olhando fotos de carros americanos dos anos 50 e percebi uma coisa: na linha 1957 da Ford americana a pick-up Ranchero nada mais era do que a station wagon de duas portas Del Rio “cortada” da cabine para trás.


Imagens das brochuras da Ford de 1957: acima a pick-up Ranchero e abaixo a Del Rio Station Wagon


Então me lembrei que a Yat Ming tem um modelo da Ranchero em 1:43. Fui olhar algumas fotos dele e já surgiu a ideia: por que não adicionar um teto na carroceria e fazer um novo modelo para a coleção?

Assim adquiri uma Ranchero da Yat Ming no eBay e tão logo chegou dei início ao trabalho.




Ford Ranchero da Yat Ming


A ideia inicial era fazer um teto de plástico para transformar a pick-up em station wagon, mas fui olhar o que havia na minha caixa de sobras e, por um grande golpe de sorte, achei algo que serviria como uma luva. Eu tinha uma sucata de um modelo brasileiro, uma pick-up Chevrolet Alvorada 1962, cujo teto tinha exatamente a forma e a curvatura que eu precisava!


Chevrolet Alvorada: o modelo que forneceu o teto.



Graças a isso o trabalho não foi muito difícil. Usando uma micro retífica Dremel eu extraí o teto da pick-up Chevrolet e após alguns cortes e partes lixadas já pude ter uma ideia de como ele ficaria na Ranchero.

Na Ranchero só precisei remover o teto e cortar a parte traseira da cabine, o que foi bem fácil devido à forma como o modelo da Yat Ming é feito.

Tudo pareceu colaborar para facilitar o projeto, pois na perua Del Rio existe uma saliência bem no ponto onde seria a emenda dos tetos. Isso fez com que fosse mais fácil juntar as duas partes sem a necessidade de um ajuste difícil de se fazer. E no modelo da Yat Ming o teto é uma peça separada. As fotos a seguir ilustram o que quero dizer:



O teto removido da pick-up Chevrolet e colocado na Ranchero para ter uma noção inicial de como ficaria



Removi o teto da Ranchero e escavei um pouco o metal para encaixar o novo teto



O novo teto foi encaixado por baixo do original para ficar como no modelo real


Pintei as partes com primmer branco e emendei com massa epóxi reproduzindo as formas do modelo real


Após finalizar o teto, percebi que o vidro traseiro da Del Rio era curvo, acompanhando a curvatura da tampa traseira. Mais uma vez a pick-up Chevrolet foi útil, pois seu para brisas serviu corretamente para isso! Apenas precisei fazer molduras com massa epóxi para encaixá-lo na traseira da station wagon.

Outra coisa que eu queria era manter a pintura original do modelo Yat Ming (que está com as cores corretas, por sinal), por isso preparei a tinta com o tom o mais próximo possível do verde do modelo e pintei com aerógrafo apenas o teto e a tampa traseira, que na Del Rio era verde e na Rancheiro era branca.

Feito isso o modelo já estava praticamente pronto. Os vidros laterais foram bem fáceis de se fazer utilizando plástico de uma embalagem.

Por fim precisei cortar a peça plástica que reproduz o interior e revestimento da caçamba da Ranchero para inserir os bancos traseiros da station wagon. Novamente apelei para minha caixa de sucatas e o que melhor serviu para isso foi o banco traseiro de uma VW Bus T2. Alguns ajustes e emendas e tudo se encaixou. Tive que aumentar levemente a altura dos bancos da frente com massa epóxi para que ficassem iguais os traseiros. Então pintei o interior com a mesma tinta usada no teto.



O interior finalizado. O banco traseiro veio de uma VW Bus.


O modelo vinha com 2 retrovisores no capô. Para ser mais fiel à época removi o que ficava do lado do passageiro e inseri uma antena no lugar.

Um detalhe final foi adicionar uma faixa dourada que acompanhava os cromados laterais na Del Rio. Mascarei com fita adesiva e pintei com pincel mesmo.

E aí está a Ford Del Rio 1957 em 1:43! Tem suas pequenas imperfeições, claro, mas foi um modelo divertido de fazer e que exigiu poucas horas de trabalho.



Outra imagem da Del Rio 1957, extraída de material promocional da Ford










54 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Ford F-4000

Commentaires


bottom of page