top of page

Modificando um furgão Ford 1955 1:43 Hot Wheels



Há tempos eu procurava um furgão Ford F100 dos anos 50 em 1:43, mas praticamente só existe uma opção nessa escala: um caríssimo modelo 1955 da Durham Classics (se é caro na Europa, aqui no Brasil - em tempos de dólar/euro valorizados e preços elevados de correio - chega com valores astronômicos). Além do mais a miniatura da Durham é bonita, mas não chega a ser assim tão detalhada.


Até que encontrei fotos na internet um modelo 1955 “hot rod” da Hot Wheels em 1:43, o qual eu nunca havia prestado atenção. Apesar de ser um modelo pouco conhecido, olhando as fotos vi que é muito bem modelado e bem proporcionado. Só que é um hot rod e eu coleciono miniaturas de veículos com sua aparência original.

Bom, achei sem dificuldade um modelo muito barato no eBay e comprei. O interessante é que ele foi fabricado em 1999 e veio em sua embalagem original, lacrada com plástico. Foi bacana retirar da embalagem um modelo novo em folha após 20 anos! Havia até algumas fitas adesivas amareladas e elásticos que se dissolveram com o tempo...





Sobre o modelo da Hot Wheels posso dizer que reproduz muito bem o veículo original e está na escala correta, pois coloquei ao lado de uma pick-up da Yat Ming e ambos têm as mesmas dimensões. O capô abre mostrando um motor todo cromado, com exceção do radiador. As rodas e pneus são muito maiores na traseira, como convém a um hot rod. Os faróis são de plástico transparente e o interior (todo em bege) tem algumas características não originais do veículo: volante e bancos esportivos. Os limpadores de para-brisa são moldados na carcaça.


Uma característica interessante do modelo é que a parte frontal, incluindo as portas, é moldada em separado do restante do corpo e presa a ele por rebites. Isso porque a Hot Wheels também produziu na mesma época modelos da pick-up F100 e com certeza usou a mesma frente em ambos os modelos.



Feitas as apresentações desse pouco conhecido modelo, vamos ao que eu fiz pra deixá-lo como eu desejava. Eu já tinha em mente o que queria: um furgão vermelho e com as características originais de fábrica.



Então o primeiro passo foi desmontar tudo para remover a pintura. Vidros e painel são presos por rebites e essa sempre é a parte trabalhosa ao desmontar modelos diecast. Mas feita a remoção de todos os detalhes removi a pintura com removedor e pintei de vermelho com spray. Antes usei branco como primer.



Por sorte eu já tinha tudo o que precisava para a transformação em minha caixa de sucatas.

As rodas foram substituídas pelas de uma pick-up Ford F1 1951 da IXO (coleção de carros brasileiros), também fabricada pela Greenlight usando o mesmo molde.




O motor reproduzia um motor com preparação esportiva, então lixei algumas partes, removi o carburador esportivo e substituí por outro proveniente de um caminhão Ford BB157 1934 da Unique Replics. Pintei o bloco do motor de azul e adicionei duas barras feitas com arame no cofre do motor, pois existe isso no furgão original. Tentem ver isso nas minhas fotos ruins...

No interior eu substituí os bancos e o volante esportivo por outros mais parecidos com os originais. Pintei o painel e interior das portas de vermelho e o banco de marrom.

O retrovisor é o original, mas substituí a haste de plástico por uma feita de metal. O emblema do capô foi impresso a laser em papel brilhante.


A grade e para-choques pintei de branco. Antes de pintar isolei com fita adesiva o emblema “V8” e as luzes de seta para manter o cromado nessas partes.

E foi isso. Deu algum trabalho, mas custou 1/7 do preço de um modelo da Durham e acho que ficou bem como eu queria, além de ter mais detalhes...


83 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Ford F-4000

Comments


bottom of page