top of page
  • Foto do escritorDaluco

Novos Veículos de Serviço? Porque não?

Atualizado: 13 de out. de 2020



Recentemente terminou na Argentina a coleção de Reparto y Servicio deles, o equivalente a nossa coleção de Veículos de Serviço que tivemos tempos atrás. Lá foram só 60 edições, a nossa teve 75 edições, porem com uma diferença de conteúdo brutal. Comparem abaixo as duas coleções.


Enquanto a nossa foi um interminável desfile de viaturas, trazendo invariavelmente autos da coleção Carros Inesquecíveis do Brasil com nova pintura e decoração, os hermanos receberam uma generosa contribuição a história do automóvel e ao comércio de seu país. Foram veículos que realmente marcaram época, carros, camionetes, caminhões e até ônibus que remontam ao período pré-guerra.



Quem não gostaria de ter um desses ônibus antigos, alegremente decorados em sua coleção?



Lembro de ver o folheto de apresentação dessa coleção e ficar babando com essa imagem abaixo. Expectativa essa que foi frustrada a cada novo táxi, ambulância ou viatura policial que era lançada, em sua grande maioria dos anos 70 para cima.


Nossa história automobilística é relativamente pequena mas bastante rica, porque não seguir o exemplo da coleção argentina e fazer uma nova coleção com um pouco mais de carinho e zelo, trazendo veículos que realmente foram relevantes na nossa história e não uma coletânea de repetições. Coleções em miniatura servem principalmente para isso, manter viva a memória de um país.





Fiz uma rápida pesquisa na internet e deixo algumas sugestões para essa coleção, se um dia ela se concretizar, não precisa ser só de carros muito antigos, o que particularmente me agradaria muito, mas ponham alguma coisa de mais relevante do que ambulâncias genéricas e viaturas policiais, por favor.



Até mais!


259 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Daluco
Daluco
Feb 08, 2021

Obrigado Nivaldo. As coleções de países fora da Europa começaram no Brasil em 2012 com a CIB - Carros Inesquecíveis do Brasil, foi meio que um balão de ensaio e os erros foram corrigidos nas coleções posteriores do México e da Argentina. Hoje a IXO está investindo bem mais no leste europeu com esse tipo de coleção por país, não acredito que em um futuro próximo tenhamos outras desse tipo aqui pela falida América Latina, acredito mais em coleções tipo a VW Collection que podem atender a diversos mercados sem precisar ser exclusiva de um país.

Like

Nivaldo Lavorato
Nivaldo Lavorato
Feb 08, 2021

Otima reportagem. Também concordo com tudo que escreveu e torço para que isso aconteça, mas não sei o porque a Argentina mundialmente ainda é mais respeitada que o Brasil, e as coleções lá são mais caprichadas do que aqui. Acredito que entramos, no Brasil, numa fase de coleções lançadas no mundo e replicadas aqui (Volkswagem e Muscle Cars), não contando mais nossa história. A Salvat até que tentou com alguns veiculos especiais que realmente existiram, mas acho que no Brasil faliu, porém na Argentina lançou uma bela coleção. Parabéns pelo site e continue nos informando das novidades,

Like
bottom of page