top of page
  • Foto do escritorDaluco

NSU Prinz 1959

Atualizado: 17 de dez. de 2023


Fundada ainda no século XIX, na Alemanha, a NSU foi importante fabricante de bicicletas e motocicletas, também tendo construído automóveis até o final da década de 20. Interrompida por muitos anos, a produção de carros só foi retomada em 1958, com o pequeno modelo Prinz de dois cilindros, 583 cm3 e 20 cv. Em 1963 a empresa colocou no mercado o primeiro veículo do mundo acionado por motor Wankel. Em 1969 foi adquirida pela Volkswagen.






Ainda em 1958, quase simultaneamente ao lançamento do Prinz, a NSU apresentou ao GEIA projeto de nacionalização do modelo, prevendo a produção inicial de 400 carros no primeiro ano em fábrica a ser construída na antiga Capital Federal, Rio de Janeiro. Foi uma das 17 marcas estrangeiras com planos aprovados pelo órgão. Embora tenha sido constituída uma empresa local para implantar o projeto (a NSU Brasileira S.A., Indústria e Comércio de Veículos Motorizados), a NSU alemã desistiu do Brasil e, já no final do ano seguinte, iniciou a montagem do modelo na Argentina.


Mapa de 1958, indicando a localização das empresas aprovadas pelo Geia: a NSU seria a única localizada na antiga Capital Federal (fonte: Estadão).



A despeito disto, inconformado em não ter sido contemplado com nenhuma das fábricas de veículos que chegavam ao país, em 1960 o governo do Estado do Rio Grande do Sul propôs à empresa alemã a criação de uma empresa de economia mista para a construção de 10 a 15 unidades/mês do pequeno carro (ou “auto-miniatura”, como se falava então). Já tendo caducado a autorização do GEIA e tendo o órgão negado novos benefícios cambiais ao empreendimento, o Estado terminou por abandonar a iniciativa.



21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page