top of page
  • Foto do escritorDaluco

PLAY IT AGAIN, VOLKSWAGEN!


O filme Casablanca é um clássico do cinema pré 2ª guerra mundial, disso poucos discordam, mas tem certas cenas nele que se adaptam perfeitamente aos dias atuais. Ao ver se espalhando pelas malditas redes sociais rumores de um possível cancelamento da coleção Volkswagen no Brasil, e que a culpa seria dos chineses que não estão entregando a quantidade certa de miniaturas ao nosso mercado, não consigo tirar da cabeça uma das cenas finais do filme onde o chefe de polícia, depois de liberar o principal suspeito é indagado sobre o que faria, e ele responde dirigindo-se a seu subalterno policial; - Prendam os suspeitos de SEMPRE!


Pra começo de conversa a coleção VW não é feita na China, portanto é certo que os chineses não estão enviando elas para o Brasil. Ela é totalmente feita em Bangladesh que é perto mas faz fronteira com a Índia e não com a China.


Diminuiu a oferta do produto no Brasil? Sim, afinal vivemos num país em pandemia aguda -pode ser novidade para alguns mas a pandemia ainda não acabou- e com um crescente e alarmante aumento de desempregados, com a economia quebrada e o dolar nas alturas. Nessa situação desconheço qualquer empresa privada que colocaria a venda 100 geladeiras num mercado que só consome 50 geladeiras. Pra que? Para se obrigar a vender as restantes 50 geladeiras pela metade do preço? Não faria sentido nenhum se alguma empresa tomasse tal atitude. Mas voltando as miniaturas, nosso foco principal, onde elas foram parar depois de "sumirem" do mercado? Basta uma rápida olhada no Mercado Livre para encontrá-las lépidas e fagueiras, custando o dobro ou o triplo do preço de capa. Seria por culpa de algum "chines" disfarçado ou de pessoas ávidas por mais lucros?



As editoras sempre tiveram problemas na distribuição de seus materiais nesse nosso país continental, isso não é novidade pra ninguém. Quem quer garantir sua coleção faz uma assinatura, e aqueles como eu que não querem todos os modelos, vende o que não lhe interessa. Tentar fazer uma coleção comprando em banca é arriscado e pouco confiável. Mesmo que você more numa das cidades onde elas são distribuídas primeiro. Num mundo onde a falta de ética é louvado como "empreendedorismo", isso é quase impossível.



Caso a Volkswagen Collection venha realmente a ser interrompida ou cancelada em ufanas terras brasilis, não será por culpa de nenhum "malvado" chinês nem bangladeshiano, será por falta de consumidor, por falta de dinheiro mesmo e por nossa inteira culpa. A economia da China e de Bangladesh, assim com de todo o resto do mundo civilizado, vai se recuperando muito bem. Pararam quando deveriam parar e retornaram quando poderiam retornar, não quiseram ser o "Joãozinho do passo certo no batalhão do passo errado" deixando um alarmante número de pessoas morrerem em nome da "preservação" de empresas e descobrirem mais tarde que isso não adiantou de nada e que a economia afundou ainda mais... como era previsto.


Para encerrar uma curiosidade sobre essa famosa frase relacionado ao filme - Play it again, Sam! - Ela jamais foi proferida no filme apesar de ter entrado para história como assim sendo. Nada mais atual em nosso mundo do pós-verdade onde vale mais a versão fake do que a verdade.


Até mais!


p.s.: Assistam o filme, vale a pena.

40 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

تعليقات


bottom of page