top of page
  • Foto do escritorDaluco

PORSCHE TERAM PUNTERO 1958

PORSCHE TERAM PUNTERO (ARGENTINA , 1958)



“Boxer” argentino


No início da década de 1950, o governo argentino, liderado pelo presidente Juan Domingo Perón, planejou iniciar um conglomerado de empresas estatais, que deveria cobrir as necessidades do país por veículos motorizados e aeronaves. Para esses extensos e diversos ramos de produção, ao todo, dez empresas foram fundadas. Cada empresa era especializada em um campo diferente. Todo o consórcio de empresas era administrado pela holding estatal “Industrias Aeronáuticas y Mecánicas del Estado”, mais conhecida pela sigla “IAME”.





A produção de um automóvel de passageiros, batizado com o nome de Justicialista, acabou por ser um fracasso. Apenas 167 cópias foram vendidas! À luz desse fiasco, a organização operada pelo Estado desistiu; Provavelmente também devido à derrubada do presidente Perón em setembro de 1955, cessou a produção completa de automóveis de passageiros nesse mesmo ano. As instalações de produção, bem como o estoque remanescente de veículos parcialmente pré-montados, juntamente com todas as peças restantes, foram vendidos para a empresa Teram.




A Teram, que era liderada pelos sócios Pedro Daverda e Frederico De Bucourt, comprou peças e chassis para exatos 144 carros. Ambos tinham plena consciência de que o sucesso de vendas de seu carro dependia de uma aparência visual totalmente nova. Absolutamente não deveria ter qualquer semelhança com o Justicialista. Eles montaram uma carroceria totalmente nova no chassi e conseguiram colocar o fabricante de automóveis Porsche como seu fornecedor de motores. A Porsche forneceu à Teram seu motor Boxer do Tipo 356.





A partir de 1958, o carro convertido estava disponível com a designação de Teram-Puntero nas concessionárias. Mas não foi antes do ano de 1963, quando o último de um total de 144 cópias foi vendido.



Miniatura da Autocult de 2018.


Até mais!

134 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

AIA #176

Comentários


bottom of page