top of page
  • Foto do escritorDaluco

Renault Mini 4S Uruguai 1970

Atualizado: 24 de dez. de 2023




Sua história é bizarra, embora bastante sensata em uma área onde o preço dos carros sempre tenta ser o mais baixo possível. O Renault 4 foi um dos carros mais populares dos anos 80: confiável, robusto e fabricado em diversos mercados. O Renault 4L era muito popular na América do Sul, principalmente na Argentina, onde era fabricado pela empresa local IKA: nessa época, as tarifas tornavam os carros fabricados no país muito mais baratos do que os importados do exterior.






Esta é a principal razão do nascimento do Renault 4S Mini. O Uruguai está ao lado da Argentina, mas tudo que é produzido no país vizinho sofriam um tributação significativa quando comercializados no mercado uruguaio. O Renault 4 é provavelmente o melhor exemplo, mas a necessidade aguçou a engenhosidade. A legislação local uruguaia determinava que um carro só estaria isento de tarifas se pelo menos 60% do carro fosse fabricado em solo uruguaio. Note, nem todo o carro teria que ser fabricado no Uruguai! Apenas 60%.


Solução? A empresa uruguaia local Santa Rosa SA decidiu levar este regulamento pelo valor de face e decidiu desenvolver seu próprio Renault 4, modificado apenas 60 por cento para evitar o pagamento de direitos de importação. O Renault 4 fera fabricado "metade" na Argentina e viajava para o Uruguai, onde era concluído. O chassi, motor, suspensão e parte dianteira já vinham montados da fábrica da Renault em Córdoba, Argentina. Uma vez no Uruguai, o resto da carroceria, interior, etc eram montados. Talvez o cálculo exato de 60% não fosse totalmente correto, mas o fato é que a fórmula foi um sucesso e o carro foi poupado das tarifas, sendo o Renault 4S Mini o "4 Latas" mais popular do Uruguai.



Exemplares remanescentes no Uruguai.


Porém, o resultado poderia ser um sucesso econômico para a empresa Santa Rosa SA e para os uruguaios, que poderiam adquirir um Renault 4 mais barato, mas não se pode dizer que foi um sucesso estético. Com a nova traseira, tipo hatchback e duas portas em vez das quatro originais o conjunto ficou pior, no geral: os bancos traseiros tinham menos espaço e seu acesso era pior, o porta-malas era menor e não se pode dizer que era mais bonito, pelo contrário. No entanto, atingiu o seu objetivo e hoje é um dos mais raros Renault na face da terra. Tudo tem um lado positivo!


A MINIATURA





Miniatura da IXO que saiu somente na coleção francesa da Auto Plus "Passion Renault 4". Assim como o veículo real, a mini também está difícil de encontrar hoje em dia por um preço razoável.


Esse é mais um para minha coleção da América Latina, onde tento buscar ao menos um veículo típico ou exclusivo de cada país.


Nesta coleção nem sempre teremos os mais belos modelos mas sem dúvida serão os mais originais de cada local.









70 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page