top of page
  • Foto do escritorDaluco

Tatra T600 1951 - Tatraplan

Atualizado: 17 de dez. de 2023



Após a Segunda Guerra Mundial, a Tatra continuou seus negócios pré-guerra de construção de automóveis de passageiros, além de veículos comerciais e militares. A fábrica foi nacionalizada em 1946, dois anos antes da aquisição comunista. Embora a produção de modelos pré-guerra continuasse, um novo modelo, o Tatra 600 Tatraplan, foi projetado em 1946-47 por Josef Chalupa, Vladimír Popelář, František Kardaus e Hans Ledwinka. O nome do carro celebrava a nova economia planejada comunista, mas também se referia à inspiração do avião ('éroplan' significa avião no tcheco coloquial).


Propagandas e matéria em revista da época no Brasil.


Depois de dois protótipos "Ambrož" (dezembro de 1946) e "Josef" (março de 1947), o 600 iniciou sua produção em massa em 1948. Em 1951, o departamento de planejamento estadual decidiu que o Tatraplan deveria, doravante, ser construído na fábrica da Skoda Auto em Mladá Boleslav, deixando Tatra para se concentrar na montagem de caminhões. Isso foi bastante impopular com a força de trabalho em ambas as fábricas: como resultado, a Skoda construiu Tatraplans por um ano apenas antes de o modelo ser descontinuado em 1952.


Exemplar restaurado e exibido em uma revenda especializado no Brasil.


O Tatraplan tinha uma carroceria monobloco aerodinâmica de 6 lugares fastback com portas dianteiras suicidas e um coeficiente de arrasto (Cd) de apenas 0,32. Ele era movido por um motor plano de 4 cilindros e 1.952 cc, refrigerado a ar, montado na parte traseira. 6.342 foram feitos, 2.100 deles em Mladá Boleslav. Em 2010, no Reino Unido, o Tatraplan venceu a competição 'Carro Clássico do Ano' na categoria 1940.


No Brasil foi trazido pela mesma Motokov que distribuía os Skoda, tiveram relativo sucesso por aqui e até hoje ainda é possível encontrar alguns exemplares restaurados e vendidos a um bom preço para colecionistas.


A MINIATURA




Essa mini é da IXO e faz parte de diversas coleções europeias, principalmente do leste europeu, além de fazer parte do catálogo IXO Premium.




96 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

12 Comments


Olá Daniel, este tatra do seu post é bem detalhado por dentro? Tipo dá pra ver o painel e os detalhes das portas internamente? Estava olhando um modelo na internet da IXO na cor preta e internamente é possivel ver o acabamento em vermelho e volante branco , o modelo é Tatra T600 Tatraplan 1950 clc348n, tenho um modelo da WhiteBox que estava pensando em trocar por este preto caso fosse mais detalhado. Como saber quando é um modelo premium da IXO? Seria basicamente quando não pertence a alguma coleção específica de banca ou assinatura? Obrigado,

Like
Replying to

Parabéns, pelas fotos realmente impressiona!!!

Like

Olá, a linha premium da IXO é muito superior do que as coleções da IXO vendidas em banca? Este Tatra por exemplo que você postou tem um bkm detalhamento, inclusive a parte interna da miniatura?

Like
Daluco
Daluco
Sep 22, 2021
Replying to

Tenho alguns premium da IXO, são feitos com a mesma forma mas diferem no acabamento, tanto de pintura, cromados melhores, peças pequenas melhor moldadas e mais delicadas (Limpadores, espelhos etc) como também trazem mais capricho interno. Mas no geral são bem próximas as minis, internamente dá pra dar um "tapa" com uma tinta e detalhar o painel (geralmente faço isso quando tenho tempo) mas os cromados de baixa qualidade das miniaturas de banca não tem solução, infelizmente.

Like
bottom of page