top of page
  • Foto do escritorDaluco

Uma perua Ford Country Sedan 1956 em 1:43



Mão na massa

Luciano J. Pavloski



Fazia algum tempo que eu queria ter uma station wagon da Ford dos modelos de 1955 ou 1956 e não faz muito tempo vi anunciados no eBay alguns modelos (semiartesanais, acredito eu) de um fabricante chamado Vector Models. Esse fabricante fez algumas peruas Ford 1956 e é visível que o modelo utiliza as peças do Fairlane da IXO em um corpo que acredito ser de resina. Tudo muito parecido com a ideia que eu tinha em mente.


Então porque simplesmente não comprei o modelo da Vector Models? Simples: preço. Com a cotação do dólar, na melhor das hipóteses com o valor que o modelo da Vector chegaria aqui eu poderia comprar nada menos que 12 a 14 Fairlanes 1956 da IXO na versão taxi!

Enquanto as coisas não melhoram, o jeito foi colocar as mãos na massa e fazer o modelo a partir de outros que encontro com preço baixo por aqui.


Inicialmente eu comprei o Fairlane IXO da coleção Taxis do Mundo e removi o teto (usando Dremel e disco de corte), mas não estava encontrando nada que se encaixasse para fazer o teto da perua, até que um dia, olhando algumas miniaturas baratas numa banca de revistas, vi um furgão polonês do qual eu nem sabia da existência, nem em miniatura, nem na vida real. Era um Nysa 522 da Welly, visivelmente numa escala maior que 1:43. Na internet consta como sendo desde 1:34 a 1:40, na verdade esses modelos da Welly nem o próprio fabricante diz em que escala estão... Mas percebi que o teto tinha bastante semelhança com o que eu precisava para a perua Ford, além de ser de plástico, o que facilitaria muito meu trabalho.

Então comprei o furgão e logo desmontei, separando o teto plástico e cortando a parte metálica para aproveitar as colunas traseiras.


Aí foi bastante trabalho com lixas e limas para conseguir encaixar tudo no corpo do Fairlane. A parte mais trabalhosa foi a nova traseira, a qual fiz com massa plástica, a mesma utilizada para consertar lataria de automóveis. Os vidros laterais são os mesmos do furgão Nysa e o traseiro feito manualmente.


Depois de tudo acertado pintei num tom de verde (meadowmist green), de acordo com o catálogo da Ford americana de 1956.

Na verdade, o teto ficou talvez 1mm mais alto do que deveria ser, mas creio que não ficou ruim, é preciso conhecer bem o modelo real para perceber. De qualquer forma coloquei um para sol na frente pra disfarçar um pouco isso.



A perua em questão é a Country Sedan para 8 passageiros, conforme a imagem da brochura da Ford de 1956. Faltaram algumas inscrições, quando possível farei decalques para completar o trabalho. A divisão das janelas laterais traseiras estranhamente não aparece na ilustração da Ford, mas é visível em qualquer foto desse carro.




83 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Ford F-4000

Comments


bottom of page