top of page
  • Foto do escritorDaluco

Volkswagen TL 1972

Atualizado: 23 de dez. de 2023




Lançado em 1970, a TL era o terceiro modelo da linha 1600 composta pelo Zé do Caixão de 1968 e a Variant de 1969. Já em seu lançamento tinha a frente com a segunda versão dos 1600, capô com friso único central e o logo da VW na frente e não sobre o mesmo, em 1972 acompanhou a reestilização da Variant adotando o visual frontal da futura Brasília. Diferenciava-se da perua Variant somente na parte traseira, o TL era um fastback para cativar o público jovem montado sobre a mesma plataforma dos modelos anteriores.




Um parenteses sobre as propostas da VW da época, ninguém vai conseguir me explicar porque a perua Variant que era um carro voltado para a família nunca teve um modelo com 4 portas e o dito carro mais "arrojado" e "esportivo" feito para os jovens que era a TL tinha um modelo com 4 portas. Pra mim isso nunca fez sentido algum...


Além de ter uma capacidade de carga menor que a Variant no porta-malas traseiro, sofria do mesmo mal de sua irmã mais velha, tinha um motor barulhento cujos carburadores ficavam encostados no banco traseiro, o que transformava qualquer viagem mais longa num pesadelo para os ouvidos dos passageiros.


O PERSONALISADO



Outro modelo da TL que existiu, mesmo que por breve período foi o TL Personalizado, ainda na tentativa de atrair jovens a Volkswagen algumas faixas pretas de vinil(?!) ao redor do carro para concorrer com os modelos GT da Ford e Chevrolet. Reza a lenda que essa série especial foi lançada em 1972 e teve pouca procura, os primeiros modelos vinham numa cor exclusiva, o verde hippie, alguns dizem que só existiu nessa cor que mais tarde foi incorporado a cartela normal da linha. Esses modelos originais hoje são muito raros e valiosos mas também muito fáceis de serem falsificados a partir de um modelo normal, isso porque a VW em sua infinita "sabedoria" não diferenciou esses modelos na numeração do chassis tornando impossível comprovar se o modelo era realmente um Personalizado ou não.




Em 1973 já sofrendo a concorrência interna da Brasília, mais moderna e atrativa, foi comercializado em três versões, standart, luxo e quatro portas, cuja maior diferença eram as lanternas traseira duplas (Uau, quanto luxo!). A chegada do Passat refrigerado a água em 1975 decretou o fim do TL, um projeto que já era ultrapassado antes mesmo de ser lançado por aqui. Como miniatura adoro, como carro nem tanto.


A MINIATURA














Dentro do esperado para uma miniatura de coleção da IXO com seu eterno interior em preto, frisos laterais pintados e muito grossos, acabamento mediano e pintura que parece boa.




Até mais!

172 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

2 commentaires


Eduardo Lee
Eduardo Lee
24 sept. 2021

Olá, essas propaganda do TL você teria os arquivos em alta resolução, e estaria disposto a compartilhar, meu avô tinha um TL e estou imprimindo as propaganda e colocando em quadros para fazer de decoração da minha casa.

J'aime
Daluco
Daluco
24 sept. 2021
En réponse à

Sim, devo ter. Pra onde envio?

J'aime
bottom of page