top of page
  • Foto do escritorDaluco

VW Fusca 1600 S Bizorrão 1975

Atualizado: 23 de dez. de 2023



Disponível nas cores branco Lotus (L-282), amarelo Safari (L-1363) e vermelho Rubi (L-5000), catálogo de 1974, o Bizorrão trouxe consigo uma série de novidades de estilo e conforto para motorista e passageiros. O volante era o esportivo Walrod de três raios, similar ao do VW SP2 e muito parecido com o utilizado no TL Personalizado. A forração interna era de carpete tipo buclê ao invés do tecido “tipo carrapatinho” dos Fuscas da época. A alavanca de câmbio era mais curta e possuía uma coifa de courvin de acabamento. Seu painel, completo, com conta-giros, termômetro de óleo, amperímetro e relógio, nunca mais foi utilizado em qualquer outro modelo de Fusca. Os bancos mantinham o padrão de forração da linha 1974, courvin preto com faixas centrais de cordonê riscado, mas a grande novidade é que eram reclináveis. Buzina dupla, faróis bi-iodo, rodas aro 14 de cinco polegadas de tala completavam o pacote esportivo. A saída única de escapamento direcionada para a esquerda e a tomada de ar na tampa do motor com a designação oficial da versão ”1600 S”, reforçavam a aparência mais intimidante. O motor, de 1.600 cm³, dupla carburação e elementos filtrantes secos empurravam bem melhor o Besouro que os conhecidos 1300 e 1500. Para melhorar a segurança, freios dianteiros a disco faziam parte do conjunto mecânico. Não havia opcionais disponíveis para instalação. Tudo era de série.



Pouco mais de quarenta dias após o lançamento desse modelo, a Volkswagen apresentou sua linha de veículos para 1975 incorporando algumas mudanças. O atraso no fornecimento de componentes e a proximidade do lançamento do Passat acabaram empurrando a apresentação do Bizorrão para muito próximo da troca da linha. Como seria tratado esse novo esportivo? Institucionalmente a Volkswagen informou que “O Super-Fuscão foi lançado há pouco e por isso não poderia mudar. Apenas ganhou novas opções de cores”. Será que foi só isso mesmo?



As cores, branco Lotus e vermelho Rubi, foram mantidas para o catálogo de 1975, porém o amarelo Safari foi substituído pelo amarelo Imperial (L-6005). Mas a informação oficial fala em “… novas opções de cores.”. Que outra opção seria, já que tradicionalmente branco, amarelo e vermelho são as cores mais vistas nos Bizorrões sobreviventes? Uma pista foi dada na tabela de cores disponível no site do Fusca Clube do Brasil. Essa cor seria o azul Caiçara (L-3000). Além disso mudaram o forro interno, o botão de esguicho do parabrisa (passou para o pé) virou botão de pisca alerta, as sinaleiras traseiras, a posição da caixa de fusíveis e a cor do braço do limpador do parabrisa.



Oficialmente disponível no mercado entre outubro de 1974 e abril de 1975, durante sete meses apenas, o que parecia um “mico” no passado tornou-se uma raridade hoje, incluindo o material alusivo à versão tais como catálogos e adesivos que também são muito difíceis de encontrar. Com certeza, parte das unidades produzidas se perdeu ou foi descaracterizada ao longo do tempo, valorizando mais ainda os exemplares que se encontram em condição original e em bom estado de conservação.


* Texto extraído do site Autoentusiastas


A MINIATURA








Essa é mais antiga, faz parte da CIB - Carros Inesquecíveis do Brasil, portanto feita na china ainda, mantém os padrões de qualidade da IXO para coleções de banca mas traz alguns erros. Apesar da base do modelo informar que o modelo é de 1974, digo que é de 1975 porque a cor utilizada é mais próxima do amarelo imperial, adotado só em 1975, do que do amarelo safari de 1974, mais alaranjado. Os braços dos limpadores de parabrisa em 1974 eram em alumínio e em 1975 pretos como nessa mini. Por fim as sinaleiras traseiras eram tricolores em 1974 e bicolores em 1975. Outros dois errinhos são os escapamentos duplo quando o carro tinha escape único para a lateral e a ausência de farol bi-iodo (amarelados) como no carro original.


Até mais!


Mais carros da minha coleção AQUI

216 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page