top of page
  • Foto do escritorDaluco

VW Fusca conversível 1979

Atualizado: 3 de mar. de 2022


Apesar de nunca ter sido lançado no Brasil como um carro de série, a VW chegou a criar algumas unidades para ocasiões e pedidos especiais.

O Presidente Itamar Franco quando promoveu a volta do Fusca em 1993, tentou mimetizar o ex-presidente Jucelino Kubitschek quando da inauguração da fábrica VW em 1959.



O que poucos sabem é que além do fusquinha conversível azul, posteriormente comprado por Itamar, outros três na mesma configuração foram feitos, um preto, um branco e um vermelho que ninguém sabe onde foram parar.

Em 1996 houve o derradeiro final da produção do Fusca no Brasil com a série Ouro, mas mesmo depois disso, outros cinco fuscas foram produzidos para atender pedidos especiais, dois normais e três conversíveis, todos brancos. Um foi para as mãos do então dono da TAM, Comandante Rolin, outro para o então presidente da Autolatina, o belga Pierre Alain de Smedt e o último está atualmente no acervo da Garagem VW que guarda raridades da marca.

Todas as versões do Fusca alemão ganharam a versão cabriolet da Karmann. Foram feitas conversões localizadas a pedido da Volkswagen do Brasil e do México, fora as modificações geradas por empresas especializadas e mesmo aquelas feitas de forma artesanal.

A MINIATURA


Versão IXO/PremiumX

Apesar de constar na base o ano de 1973, as lanternas traseira tipo Fafa que o modelo ostenta só foram adotadas nos modelos brasileiros em 1979. As calotas até onde me lembro sempre tinham em seu centro o logotipo da VW, coisa que não aparece aqui, o retrovisor e os limpadores de parabrisa são o ponto mais destoante dessa miniatura, são em plástico injetado, espessos e sem definição. No restante a mini parece bem feita, sendo os piscas sobre os paralamas dianteiros uma peça a parte incrustrada e não uma simples saliência pintada e ainda vem com o escapamento duplo cromado, coisa incomum nesses modelos de coleção. Pintei os bancos e os painéis laterais internos de branco porque gostei dessa combinação no modelo vendido pela PremiumX. Na foto acima dá pra notar a diferença que fazem os limpadores de parabrisa em metal foto-gravado e um espelho retrovisor mais caprichado, apesar das calotas manterem a mesma falta de logotipo da versão mais barata.

Outra versão que encontrei desse mesmo carro foi na recente coleção VW alemã, (fotos abaixo) um modelo 1971 mas que mostra como deveriam ser as lanternas traseiras do nosso modelo se ele realmente fosse um 1973. Além disso esse modelo traz o logotipo VW nas calotas.



Até mais!


112 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page