top of page

VW Variant 1969

Foto do escritor: DalucoDaluco

Atualizado: 22 de dez. de 2023

As três variantes da Variant



Entrando numa fase Volkswagen, deve ser devido a espera do lançamento da coleção Volkswagen oficial que já frequenta as bancas mexicanas e argentinas.

Lançada no Salão do Automóvel de 1969, na prática começou a circular mesmo só em 1970 a VW Variant 1600, segundo modelo da linha 1600 que chegava para fazer parceria ao popular Zé do Caixão, um três volumes sobre a plataforma do Fusca, nessa tentativa de modernizar o já velho visual do principal produto da VW no mundo inteiro, o Fusquinha. O modelo trazia em sua tampa dianteira, no caso o porta-malas, o mesmo desenho já apresentado no ano anterior no modelo 1600 três volumes, um enorme T se formava pelo ressalto na chapa metálica e o logotipo da Volkswagen na parte superior da tampa. Os faróis enormes ostentavam um grosso contorno metálico quase retangular que dava a impressão de terem sido "colados" ali de última hora...



A linha 1971 apresentava uma pequena modificação na tampa do porta-malas dianteiro em todos os modelos 1600, Zé do Caixão, TL e Variant, onde o enorme T dava lugar a um pequeno ressalto central e o logotipo da VW mudava de posição indo para a parte frontal do veículo, ainda na tampa mas mais próximo do parachoques dianteiro. Os faróis, agora duplos, ganharam um contorno mais fino e um pouco mais ovalado, diminuindo a impressão de não serem parte do carro.



Já em 1972 a linha 1600, que agora já não contava mais com o Zé do Caixão, teria uma reforma frontal mais profunda, adotando o que eu chamo de visual Brasília pois essa frente seria adotada futuramente no VW Brasília. Saem os ressaltos e rebaixos na tampa do porta-malas dianteiro, o logotipo ainda frontal ganha dois pequenos frisos em suas laterais e os faróis duplos ganham um nicho mais apropriado. Esse desenho se mostrou bastante eficiente e bem mais agradável aos olhos, se firmando por muitos anos com poucas modificações em toda linha VW "não Fusca" digamos.


A miniatura



Dentro do padrão PCT/IXO, nada grandioso mas competente e bem fiel ao carro original, trás bons limpadores de parabrisa, sem o exagero de certos modelos onde parecem desproporcionais ao tamanho da miniatura. A registrar o bom trabalho nos piscas dianteiros e nas sinaleiras traseiras que são peças colocadas e não apenas decalcadas na mini. A cor é típica da época, vi muitas nesse tom de "azul calcinha" rodando pelas ruas. Quanto mais olho para esse pequeno modelo, mais ele me agrada.



Até Mais!

2 comentarios


Daluco
Daluco
15 feb 2020

Alessandro, eram carros feitos para durar décadas. Hoje são feitos de plástico para durar 5 anos se tanto.

Me gusta

Alessandro Chies
Alessandro Chies
14 feb 2020

Meu pai teve uma Azul Diamante (azul calcinha... ris...) 1970, aprendi a dirigir nela, era o carro de viagem da familia, tinhamos um 147 também, mas era para a cidade, para viagens era a Variant... saudades :)

Me gusta

© 2024 por DLC Daluco

bottom of page