top of page
  • Foto do escritorDaluco

ZUNDER CUPÊ 1960

ZUNDER CUPE (ARGENTINA, 1960)



O irmão desigual


Sob a designação “Industrias del Transporte Auto SRL”, os irmãos Nelson José e Eligio Oscar Bongiovanni fundaram em 1959 uma empresa de produção de veículos.




Sob o nome de “Zunder”, o tipo 1500, equipado com um motor Porsche, foi oferecido a partir de 1961. Para ampliar sua linha de produtos, os dois irmãos estavam procurando um carro adicional no qual pudessem encaixar os motores boxer Porsche fornecidos oficialmente. A escolha foi reduzida pela instalação do motor boxer na parte traseira do carro. Mas provavelmente após uma breve, mas cuidadosa consideração, eles optaram pelo Karmann-Ghia. Por um lado, o esportivo de dois lugares foi um campeão de vendas no mercado alemão desde 1955 e, por outro lado, era tecnicamente e sem maiores problemas era possível substituir o motor boxer VW padrão pelo motor mais potente do Porsche 356. Os engenheiros sul-americanos construíram dois protótipos de sua própria interpretação do carro - que, no entanto, se assemelhavam muito ao Karmann original à primeira vista. Algumas diferenças na área frontal e no capô não puderam esconder o fato de que o Karman serviu de modelo para a réplica de Zunder.





Devido às vendas ruins do Zunder 1500, o orçamento para o desenvolvimento do Zunder Cupê foi provavelmente afetado negativamente, com o resultado de uma produção em série de um segundo tipo ter desaparecido. A falta de buffer financeiro causou rapidamente o encerramento da produção de carros Zunder.



Miniatura da Autocult de 2018.


Até mais!

176 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

AIA #176

Comments


bottom of page